UFCG concede título de Doutor Honoris Causa a duas personalidades campinenses

O professor Lynaldo Cavalcanti e o artista plástico Antonio Dias são os homenageados

Reconhecendo a valorosa contribuição nos campos da Educação e das Artes, o Colegiado Pleno do Conselho Universitário da UFCG aprovou por unanimidade, na última semana, a concessão do título de Doutor Honoris Causa a dois renomados campinenses: o professor Lynaldo Cavalcanti e o artista plástico Antonio Dias. As datas das cerimônias de entrega dos títulos ainda serão definidas.

O titulo de Doutor Honoris Causa é atribuído por universidades a personalidades que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das Artes e das Ciências ou do melhor entendimento entre os povos. Estes são os dois primeiros títulos honoríficos concedidos pela UFCG, onde a homenagem foi regulamentada há menos de um ano.

A idéia partiu do artista plástico e ex-professor da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, Júlio César Leite Imperiano, que pleiteou a entrega do título a Antônio Dias. Ele explica que, numa de suas aulas, da disciplina Evolução das Artes Visuais, exibiu o vídeo O País Inventado, de autoria de Dias, e percebeu a total desinformação sobre o artista. “Isso me levou a pedir o honoris causa dele, a fim de criar o mínimo senso de referência nas pessoas”.

“Muito pouco se lê sobre as artes visuais, inclusive nos cursos superiores que têm como base de estudo as artes plásticas. Antônio Dias é uma referência da arte brasileira, mas isso só é notório no meio artístico, entre colecionadores e freqüentadores de exposições”, justifica Júlio César.

Nascido em 1944, em Campina Grande, Dias é considerado um dos maiores expoentes da arte contemporânea mundial. Suas obras estão expostas nos principais museus de arte da Europa, para onde se mudou nos anos 60. Atualmente mora em Colônia, na Alemanha.

Lynaldo Cavalcanti

A concessão do título ao professor Lynaldo Cavalcanti foi proposta pelo diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), Wellington Santos Mota. Ele conta que acompanha as contribuições do professor Lynaldo para o engrandecimento desta instituição desde os tempos em que este era diretor da então Escola Politécnica (Poli) e ele, apenas um calouro do curso de Engenharia Elétrica, em 1966.

“Foi Lynaldo quem definiu o desenvolvimento da educação superior na região, com a criação de diversos cursos de graduação. Engenharia Civil foi o primeiro, em 1958, seguido de Engenharia Elétrica, Mecânica, Sistemas e Computação, além de outros da área de tecnologia hoje existentes na UFCG”, explicou Wellington.

Na opinião dele, a grande contribuição do professor Lynaldo para o crescimento da UFCG foi sua visão futurista, concretizada pelo estabelecimento de intercâmbios com universidades do primeiro mundo a exemplo de Canadá, Inglaterra, Alemanha, França etc. “Foram intercâmbios de verdade, no bom sentido da palavra, entre professores e alunos de ambos os lados. Isso ocorreu em nível de graduação, mestrado e doutorado, além da vinda de equipamentos para laboratórios. O importante é que tudo isso deu certo. Desta forma, tivemos um crescimento vertiginoso na área de tecnologia, que nos igualou aos mais conceituados centros de ensino e pesquisa do Sul e Sudeste do país”, disse.

Lynaldo Cavalcanti nasceu em 1932. Formou-se em Engenharia Civil na Escola da Engenharia da UFPE e logo após sua formação começou sua brilhante carreira como diretor de várias instituições. Foi diretor da Escola Politécnica de Campina Grande, de 1964 a 1971, e reitor da UFPB de 1976 a 1978. Antes de assumir a presidência do CNPq no ano de 1980, foi presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Atualmente é diretor executivo da Associação Brasileiras das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Industrial (ABIPTI).

Saiba mais sobre os homenageados

Lynaldo Cavalcanti

Antonio Dias

(Kennyo Alex e Paula Theotonio, estagiária – Ascom/UFCG)