Comissão Fulbright amplia número de bolsas para jovens brasileiros nos EUA

Estudantes de graduação superior tecnológica das áreas de administração, gerenciamento de negócios, turismo, hotelaria, comunicação e tecnologia da informação poderão concorrer a uma bolsa de estudos nos Estados Unidos (EUA). As inscrições abrem nesta sexta-feira, 24 de agosto. O Programa de Bolsa de Estudos nos EUA para Tecnólogos é oferecido pela Comissão Fulbright do Brasil. Nesta quinta-feira, 23, a secretária de Educação dos Estados Unidos, Margaret Spellings, lançou juntamente com o ministro da Educação do Brasil, Fernando Haddad, a ampliação do número de bolsas para o programa.

No ano passado foram oferecidas 12 vagas e neste ano serão 50 vagas para estudar nos Community Colleges norte-americanos. A bolsa tem duração de um ou dois anos e é direcionada para alunos matriculados em cursos técnicos superiores (com duração de dois ou três anos), em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Serão distribuídas seis bolsas para o Norte, 12 para o Nordeste, seis para o Centro-Oeste, 18 para o Sudeste e 12 para o Sul.

De acordo com o diretor executivo da Fulbright no Brasil, Luiz Loureiro, o objetivo do programa é fortalecer a formação e a carreira de tecnólogos de alguns países que integram este programa piloto. “Essa é uma experiência marcante para um jovem, pois além de oferecer uma oportunidade de formação diferenciada, permite também vivenciar outra cultura, o que é essencial na era da globalização”.

Uma das exigências fundamentais é possuir um nível intermediário de proficiência em inglês. Além disso, o aluno precisará concluir entre 25% a 50% do curso até o final deste ano. Outro requisito é ter nacionalidade brasileira e não norte-americana. Ao término do programa, o bolsista deverá, obrigatoriamente, retornar ao Brasil e à instituição de origem para dar seguimento ao curso, se possível, com aproveitamento de créditos.

Benefícios

Os selecionados receberão auxílio mensal para cobrir todas as despesas de permanência, moradia e alimentação, o pagamento das taxas escolares no Community College, seguro-saúde e passagem área. Também será oferecido curso de inglês com duração de até dois meses nos EUA, dependendo do nível de conhecimento prévio de inglês do bolsista, antes do início de atividades no Community College.

Para outras informações e inscrições acesse ao site da Fulbright (www.fulbright.org.br). O período de inscrição encerra no dia 1 de outubro.

Comissão Fulbright – Fone (61) 3248-8600.

Data: 24/08/2007