UFCG disponibiliza fórum de discussão em seu site

Reuni é o tema de abertura dos debates pela internet

Um espaço para discutir temas relevantes do nosso tempo, especialmente os voltados às questões acadêmicas e sociais, já se encontra disponível na página eletrônica da UFCG. O Fórum é a mais nova ferramenta de interação entre a comunidade universitária, oportunizando uma reflexão mais ampla e contribuindo para a construção de um pensamento plural sobre os assuntos abordados.

Este debate de idéias e reflexões tem seu início com o Reuni - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – que vem sendo alvo de inúmeros questionamentos e polêmicas. Haverá redução das taxas de evasão? Ocuparemos as vagas ociosas? A relação professor/aluno de 1/18, que resultado traz?

Para participar do Fórum sobre o Reuni, neste momento aberto a professores e técnico-administrativos da UFCG, o interessado deve fazer o seu cadastramento, na opção “registrar”, enviando uma mensagem para o administrador/moderador com seu nome completo e matrícula Siape. Tão logo os dados sejam confirmados, o acesso será liberado.

O fórum é uma ferramenta destinada a promover debates através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão. Como armazena as mensagens, os participantes que acessam um tópico pela primeira vez podem acompanhar mais facilmente a discussão, assim evitando redundâncias e tornando mais eficientes as retomadas ao tema, onde uma discussão com pausas se parece interrupta.

UFCG vem debatendo Reuni

O Colegiado Pleno do Conselho Universitário realizou durante toda tarde e começo de noite desta terça-feira, 22, uma primeira discussão sobre o Reuni. O reitor Thompson Mariz, o vice-reitor Edilson Amorim, o pró-reitor de Ensino Vicemário Simões e a coordenadora de Avaliação Institucional Vânia Sueli Guimarães fizeram uma exposição das diretrizes gerais e teceram comentários sobre pontos específicos. Um debate entre conselheiros e expositores refletiu questões mais sensíveis na realidade da UFCG, sob vários aspectos e pontos de vista.

Como marco dessa reunião, ficou definido o envio pela Reitoria da carta-consulta, questão opcional no trâmite da adesão, que poderá vir a ser levada à discussão no Colegiado Pleno antes de ser remetida ao MEC. Ao reitor ficou incumbida a tarefa de constituir uma comissão para produzir a carta, criar um calendário mínimo de discussões e elaborar a proposta.

Tão logo o Reuni foi instituído, em abril passado, o reitor Thompson Mariz encaminhou comunicação aos membros do Conselho Universitário (câmaras, Colegiado Pleno e Conselho curador) para que refletissem sobre o que o programa propõe e como a instituição deve proceder, começando, assim, uma discussão no âmbito da UFCG sobre o tema.

Reuni

Através do programa, o Governo Federal objetiva criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais, tendo como meta elevar a taxa de conclusão dos cursos superiores, de 60% para 90%, e ampliar a relação professor/aluno, de 1/9 para 1/18, ao final de cinco anos, a contar do início de cada plano – nos parâmetros de cálculo dos indicadores a serem estabelecidos pelo MEC.

O Reuni terá como diretrizes a redução das taxas de evasão, a ocupação de vagas ociosas e o aumento de ingressos, especialmente no período noturno; além da ampliação da mobilidade e das políticas de inclusão e assistência estudantil; como também da revisão da estrutura acadêmica, diversificação das modalidades de graduação. O Reuni pretende promover uma articulação maior entre a graduação e a pós-graduação, bem como da educação superior com a educação básica.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 22/08/2007