Insa divulga proposta de plano diretor que prevê criação de núcleo de inovação para o Semi-Árido

Plano foi dividido em cinco áreas temáticas: meio ambiente e recursos naturais; agroecossistemas e pecuária; agroindústria e energias renováveis; políticas de desenvolvimento social; e modelo institucional

O Instituto Nacional de Pesquisa do Semi-Árido (Insa) divulgou a proposta de plano diretor que está em discussão com os Estados da região Nordeste. A expectativa do instituto é que o plano esteja concluído até dezembro deste ano.

O diretor do Insa, Roberto Germano da Costa, percorreu nos últimos meses os Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco para buscar sugestões e críticas à formulação do plano diretor.

Segundo informações da assessoria do Insa, o fechamento do recebimento de propostas acontecerá na Paraíba, com data e local ainda a serem definidos.

Núcleo de Inovação

O plano diretor, em discussão, prevê a criação de um Núcleo de Articulação para Inovação no Semi-Árido. A proposta tem como objetivo viabilizar a liderança do Insa como articulador da inovação em CT&I na região.

Os grupos de trabalho que estão atuando na elaboração do plano vão identificar os bancos de dados e centros de documentação sobre inovação relevantes para o Semi-Árido brasileiro.

A proposta é que o Insa coordene institucionalmente esses bancos de dados por meio de um sistema de informação gerencial (SIG) regional. Além disso, o plano prevê medidas para que o instituto seja o Ponto Focal Institucional de CT&I na região.

O plano foi dividido em cinco áreas temáticas. São elas: meio ambiente e recursos naturais; agroecossistemas e pecuária; agroindústria e energias renováveis; políticas de desenvolvimento social; e modelo institucional.

O projeto contempla também um tópico sobre a inserção inovadora do Insa na região. A idéia é reconstruir historicamente a evolução da matriz institucional de CT&I para o Semi-Árido e identificar evidências do atual grau de vulnerabilidade-sustentabilidade da matriz institucional de CT&I para a região.

Além disso, o plano sugere que o Insa tenha um mandato institucional exclusivo só com a função de pesquisa, ou híbrido, isto é, que atue combinando duas ou mais funções institucionais. A proposta visa atender a inserção institucional do Insa na matriz institucional de CT&I para o Semi-Árido.

O processo de elaboração do plano está sendo conduzido com o apoio do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE). Para conhecer os detalhes do plano diretor acesse http://www.insa.gov.br:80/index.php/content/view/593.html.

Data: 21/08/2007