Inscrições abertas para intercâmbio de doutorandos Brasil-França

Realizado em parceria pela Capes e pelo Conselho de Presidentes de Universidades da França (CPU), o programa forma profissionais de alto nível nos dois países, nas diversas áreas do conhecimento

Os estudantes de doutorado dispostos a participar de intercâmbio na França têm prazo até 31 de outubro para fazer a inscrição no programa Colégio Doutoral Franco-Brasileiro (CDFB).

Os estudantes brasileiros devem estar matriculados em cursos de doutorado avaliados pela Capes, com nota preferencialmente igual ou superior a 5 e ter completado um total de créditos compatível com o programa de estudos e com o projeto de pesquisa a ser desenvolvido na instituição de destino.

O programa concede bolsas de estudos na modalidade doutorado-sanduíche - curso de doutorado em colaboração com instituição de pesquisa do exterior -, em regime de co-orientação ou co-tutela.

No caso de co-tutela, o doutorando deve permanecer na instituição de destino pelo período de 12 a 18 meses e pode ter o reconhecimento oficial dos títulos conferidos nos dois países.

No caso de co-orientação, a permanência será de 12 meses, sem prorrogação. As atividades serão desenvolvidas sob a supervisão de um co-orientador. Não há a garantia de reconhecimento, pela França, do título obtido no Brasil.

Os selecionados receberão passagens aéreas, mensalidades no valor de 1,1 mil euros (R$ 2,9 mil), auxílio-instalação e seguro-saúde proporcionais. As candidaturas serão avaliadas, em uma primeira etapa, por consultores da Capes.

Serão analisados pontos como o mérito científico e considerados o histórico acadêmico e o currículo da Plataforma Lattes - base de dados de currículos e instituições das áreas de ciência e tecnologia - do candidato.

A responsabilidade da segunda etapa da avaliação é do Comitê de Monitoramento do Programa CDBF, integrado por reitores de universidades brasileiras. As atividades na França terão início em fevereiro do próximo ano.

As universidades francesas devem ser consorciadas com a CPU. Consulte em:

Mais informações no site da Capes:

Data: 16/08/2007