Professor da Universidade do Wyoming profere palestra na UFCG

Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 16, no auditório da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística (UAME) da UFCG, no campus Campina Grande, uma palestra com o professor Frederico Furtado, da Universidade do Wyoming, EUA.

O tema abordado - Modelagem Estocástica de Escoamentos em Meios Porosos Heterogêneos - tem aplicação na previsão do comportamento de produção em reservatórios petrolíferos, através de simulações numéricas.

A palestra, que contou com a participação de alunos e professores, é resultado de uma parceria entre Furtado e o professor Aparecido de Souza, da UAME, com quem mantém pesquisas conjuntas.

Segundo Aparecido, as simulações estocásticas imitam a aleatoriedade do sistema real através de distribuições probabilísticas, “as quais representam matematicamente as chances de ocorrência de todos os valores possíveis para um determinado processo do sistema”.

Frederico Furtado é formado em Engenharia Civil pela UFMG, com mestrado em Engenharia Nuclear pela UFRJ e doutorado em Matemática pelo Instituto Courant de Ciências Matemáticas, da Universidade de Nova Iorque, EUA.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 16/08/2007