“Mercado da moda na região está carente de designers”, diz empresária

Afirmação foi feita na UFCG, durante o evento Design na Empresa

Bastante produtivo. Assim pode ser definido o primeiro dia do Design na Empresa, evento realizado pela Unidade Acadêmica de Desenho Industrial (UADI) da UFCG, cujo objetivo é mostrar aos alunos a realidade do mercado de trabalho, através de 12 palestras proferidas por profissionais graduados pela unidade acadêmica em seus quase 30 anos de existência.

As palestras, realizadas nesta quinta e sexta, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus Campina Grande, integram a disciplina Estágio Empresa, ministrada pelo professor Eduardo Carvalho (Belô). “A disciplina era sempre ministrada através de estágios em empresas da cidade. Desta vez, decidimos trazer para nossos alunos as experiências daqueles que já estão no mercado de trabalho, na forma de palestras e debates”, afirmou o Coordenador de Pesquisa e Extensão da UADI, professor Itamar Ferreira.

Segundo ele, além do sucesso profissional, os palestrantes foram escolhidos de acordo com os critérios de incluírem várias gerações e de atuarem em diversos segmentos do mercado.

Durante toda a tarde desta quinta, os alunos puderam refletir com mais propriedade sobre a profissão que escolheram, a partir dos relatos de profissionais como Rosário Meira, designer de interiores; Maysa Gadelha, presidente da CoopNatural, Helenaldo Azevedo, da Alpargatas S/A; Fabiano Dias e Tácito Matias, da Laboremus.

Maysa Gadelha, que hoje comanda uma cooperativa de 25 fabricantes do setor têxtil, produzindo peças de algodão colorido exportadas para vários países, destacou que o mercado da moda na região está carente de designers.”Quem estiver interessado em se especializar em moda, vai ter muitas oportunidades de trabalho”, afirmou.

Nesta sexta, a programação prossegue, a partir das 14h, com a participação de Vinícius Sales, designer de calçados do CTCC/Senai; Karine Queiroz, designer com experiência na Fucapi de Manaus; Kênia Quirino, superitendente do IEL; William Medeiros, coordenador de criação da TV Cabo Branco; Kenneth Sousa, da Graphic & Computer Designers Associados; Marijara Leal, gestora de design do Núcleo Potiguar de Design – Sebrae RN, e Daniel Mental, da Mental Studio Design.

A inscrição custa R$ 5 e um quilo de alimento, que será doado à Casa de Caridade São Paulo da Cruz.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 16/08/2007