topo_cabecalho
Andifes aprova criação de uma rede para permuta de programação entre as emissoras universitárias

Os dirigentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) aprovaram, por unanimidade, a criação da RedeIFES: uma infovia para rádio e televisão. Com a decisão, a entidade está credenciada como interlocutora na relação entre as rádios e TVs universitárias para a participação na rede, para a proposição de políticas públicas, para a busca de recursos para a área de difusão de sons e de imagens e para o apoio à luta pela concessão de canais para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que ainda dispõem desses veículos.

 

A proposta foi apresentada pelo Grupo de Trabalho, criado pela Andifes para estudar a Rede, durante a LXIVª reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação, realizada na última quarta-feira (08/08).

 

O projeto envolve as áreas de Comunicação e de Informática, trazendo um novo modelo de se fazer rádio e  televisão no país, o que só se tornou possível com o advento das mídias digitais. Essa nova tecnologia vem ao encontro da antiga discussão sobre a preservação e difusão da diversidade regional por proporcionar a permuta de programação entre as emissoras das IFES de todo o país. Por conseqüência, proporciona a difusão do pensamento científico, a popularização da ciência, a reflexão sobre os direitos e os deveres do cidadão e o conhecimento e valorização dos grupos culturais.

 

Autor da pesquisa, o professor do curso de Comunicação Social Carlos Rocha, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), frisou que “o que difere a RedeIFES das outras redes é a autonomia”, uma vez que a adesão é uma escolha de cada emissora. Um grande cardápio de programação ficará à disposição para que cada rádio e TV possam baixá-los conforme seu interesse, via Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

 

Para o coordenador do Grupo de Trabalho da Andifes, reitor Carlos Augusto Moreira (UFPR), o projeto da RedeIFES proporcionará a todas as instituições a oportunidade de manterem suas TVs e Rádios funcionando. “Isso possibilitará, também, que cada instituição poste os seus programas, disponibilizando a sua grade de programação a todo o território brasileiro”, afirmou.

 

O coordenador da Divisão de Mídias Audiovisuais da Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também membro do GT, Sérgio Duque Estrada, acredita que os benefícios da rede ultrapassam o livre acesso à informação. “A RedeIFES vai fortalecer, dar mais qualidade à programação de emissoras, com sotaque e respeito á autonomia das instituições, além do avanço que irá proporcionar do ponto de vista do ensino-aprendizagem”, idealiza.

 

A primeira a baixar e a veicular programas da Rede – o Scientia, produzido pela UFPR – foi a TV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), seguida da TV da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A Universidade Federal de Mato Grosso já baixou o programa por uma banda mais estreita com um resultado muito satisfatório e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) começará a utilizar os programas ainda neste semestre.

 

“Com esse projeto os veículos saltam para um novo momento, com tecnologia, conteúdo e formatos diferentes, com difusão diversificada produzida em todas as regiões”, acredita o diretor de Comunicação, Paulo Roberto Franco Andrade, membro do GT RedeIFES.

 

O GT é coordenado pelo reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira, e tem como membros, também, o diretor da TV da Federal Fluminense (UFF), José Luiz Sanz, o coordenador da Divisão de Mídias Audiovisuais da Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sérgio Duque Estrada, a Coordenadora de Comunicação Social da UFMG, Maria Céres Pimenta Spínola Castro e o diretor da TV UFMG, Marcílio Lana.

 

Horizontal

 

A RedeIFES é configurada com base na plataforma de software livre, como uma ferramenta destinada a possibilitar a criação de uma rede de compartilhamento  — distribuição e permuta —  de programas de rádio e televisão universitária . Sustentado em uma nova concepção de gerenciamento de rede, na qual se pretende superar o modelo clássico de cabeça de rede, este projeto busca um formato descentralizado, mais democrático, atento à dinâmica das necessidades dos usuários.

 

Além disso, um sistema de compartilhamento de produtos televisivos e radiofônicos amplia as possibilidades de divulgação científica e pode, ainda, facilitar as interações entre as IFES, particularmente no campo da Extensão Universitária.

 

Histórico

 

O projeto foi desenvolvido na UFPR com a participação do Departamento de Informática. Alunos de graduação integrantes do Programa e Educação Tutorial (PET), sob a orientação do professor Luciano Silva, desenvolveram a ferramenta que agora está à disposição de todo o sistema federal de educação superior do país.

 

A RedeIFES foi apresentada pela primeira vez durante o I Encontro de Rádios e TVS das Instituições Federais de Ensino Superior, em Outro Preto, em 2003. Em 2004 foi defendido no I Encontro de Assessores de Comunicação da Andifes, que também reuniu os representantes dessas emissoras. Desde então, considera  Carlos Rocha,  houve uma convergência de fatores tecnológicos e conjunturais que levaram à conclusão dessa primeira etapa.

 

A segunda etapa começa agora, com a aprovação pelo Conselho Pleno da Andifes. A Associação será interlocutora na busca dos recursos de implantação e manutenção do sistema. O investimento inicial é da ordem de R$ 1.525,00, calculando a aquisição de equipamentos e sobre o custeio para 12 meses. O custo anual de manutenção do sistema é próximo de R$ 183 mil.  O financiamento será buscado por meio da alocação de recursos no orçamento das IFES, na participação em editais públicos das agências governamentais de fomento à educação e à pesquisa, em editais lançados pelos ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia, Telecomunicações, Cultura e na publicidade governamental.

 

Um artigo científico sobre a “Rede Ifes: uma Infovia para Rádio e Televisão” acaba de ser aceito em Portugal para apresentação, nos dias 6, 7 e 8 de setembro na Universidade do Minho, pelo professor Carlos Rocha.

 

(Lilian Saldanha - Assessoria de Comunicação da Andifes e Maria Santíssima - Assessoria de Comunicação da UFMT)


Data: 14/08/2007