Dom Aldo Pagotto:“Só a construção de idéias alicerçadas em discussões acadêmicas pode alavancar o progresso do Estado”

Afirmação foi feita na abertura do projeto Caminhos para o Desenvolvimento da Paraíba, na UFCG

O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, disse na abertura da oficina do projeto Caminhos para o Desenvolvimento da Paraíbaque só a construção de idéias alicerçadas em discussões acadêmicas e sem coloração partidária pode alavancar o progresso do Estado, “não repetindo velhos caminhos já apontados como soluções que comprovaram inúmeras vezes suas ineficácias”. Para ele, é responsabilidade também das universidades porem em prática, servindo ao setor produtivo, o pensar sobre o tempo e o espaço no qual estão inseridas. “Teses não servem para ser arquivadas. Tanto empreendimento intelectual precisa ser melhor aproveitado”, disse.

A oficina, que prossegue até esta quarta, foi aberta na noite da última segunda-feira, 13, no auditório do Centro de Extensão da UFCG, no campus Campina Grande, pelos reitores Thompson Mariz (UFCG) e Rômulo Polari (UFPB) e pelo vice-reitor da UEPB, Aldo Maciel.

Na manhã de hoje, quarta, 15, eles discutem os caminhos para a educação na Paraíba, em especial onde a Ciência e a Tecnologia podem somar potências. Todo o evento será transmitido ao vivo pela WebTV da UFCG.

Após a apresentação dos reitores, uma mesa redonda reunindo o presidente da FIEP, Buega Gadelha, o diretor da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (ADENE), Manoel Brandão, e a superintendente do BNB, Margarete Cavalcanti, debaterá o tema Setor Industrial da Paraíba. O início está previsto para as 10h.

À tarde, a partir das 14h, o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Almeida, e representantes do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) e do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), abordarão o Sistema de Saúde da Paraíba.

O encerramento da oficina Caminhos para o Desenvolvimento da Paraíba, em Campina Grande, está previsto para o final da tarde.

(Marinilson Braga, Kennyo Alex e Paula Theotonio (estagiária) – Ascom/UFCG)

Data: 15/08/2007