Fundação internacional destaca criação do Museu do Futuro como uma de suas principais ações em 2007

Projeto está sendo desenvolvido pelo IECOM e pela UFCG

A Fundação IEEE, braço filantrópico do Institute of Electrical and Electronics Engineers (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), associação técnica sediada nos Estados Unidos, destacou em mensagem a criação do Museu do Futuro, em Campina Grande, como uma das principais iniciativas realizadas pela entidade em 2007.

O museu, que está sendo desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (IECOM) e pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), será um espaço voltado ao fomento da pesquisa científica e tecnológica, à preservação da memória científica e ao combate à exclusão digital.

De acordo com a página do IEEE na internet, a criação do museu se dará em três etapas: a primeira, para a qual foram doados US$19.550, consiste na realização de um workshop, de três dias de duração, onde serão levantados fundos para a concretização do projeto e realizado um trabalho de conscientização da sociedade. A segunda etapa será centrada no desenvolvimento e publicação de uma versão online do museu, enquanto que a terceira etapa envolverá o fornecimento de bolsas a estudantes locais, que realizarão uma pesquisa sobre a história das telecomunicações no Brasil.

O presidente do IECOM, professor Marcelo Alencar, que integra o IEEE e a Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da UFCG, explica que o museu servirá de protótipo para a instalação de outros museus da ciência e tecnologia no país, em universidades e institutos de pesquisa conveniados com o IECOM. “Os recursos do IEEE servirão para fomentar a iniciativa, mas o projeto completo prevê uma área de 1.200 m², contando com três auditórios, três laboratórios de pesquisa, um laboratório para recuperação de peças, uma biblioteca, sala de computadores ligados à internet, dez salas para pesquisadores, lanchonete para o público, sala de recepção e sanitários”.

IEEE

O IEEE, criado em 1884, é uma associação sem fins lucrativos que congrega mais de 360 mil membros em aproximadamente 175 países. Mais de 30% da literatura sobre engenharia elétrica, computação e sistemas de controle publicada no mundo são produzidos por seus integrantes.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 14/08/2007