topo_cabecalho
Avaliação trienal da Capes finaliza primeiros resultados

A Avaliação Trienal 2007 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) começa a apresentar os primeiros resultados. Nessa primeira semana de trabalho, 18 comitês de áreas do conhecimento, formados por 297 consultores, analisaram 1.083 programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

 

O representante da área de medicina dois, Jair de Jesus Mari, destaca o aprimoramento oferecido na avaliação deste ano, em comparação com anos anteriores. “Houve um desenvolvimento muito importante na estrutura da avaliação, o que facilita o trabalho”, diz. Em relação à qualidade, segundo ele, praticamente todos os cursos têm tido um incremento de produção científica e melhorias. “O país está crescendo bastante. Na área da saúde houve um aumento significativo da produção cientifica nos últimos anos. Isso deverá se refletir em uma melhora gradual do sistema como um todo”, avalia.

De acordo com o ranking da produção científica mundial de 2006, realizado pela Capes, a área de medicina é a que mais produz e apresentou um crescimento de 17% comparado a 2005. Jair Mari acredita que este aumento ocorreu porque as áreas médicas estão em um processo de reorganização e reestruturação, principalmente do corpo docente. “Há uma preocupação de que o orientador seja de fato um pesquisador com linha de pesquisa sólida, capaz de transmitir ao aluno a habilidade de conteúdo metodológico, de aprendizado, que de fato torne essa pessoa um reprodutor do conhecimento e não meramente uma pessoa com título”, explica. Para ele, o mais importante é que esse trabalho seja transformado em algo que mude a qualidade de vida das pessoas, que de fato haja uma repercussão social da pós-graduação, que possa dar respostas aos problemas de saúde no país. “É preocupação nossa que esse conhecimento seja transferido para a mudança da nossa realidade”. Os consultores da área de medicina dois realizaram a análise de 89 programas.

Estrutura

 

Segundo o diretor de Avaliação, Renato Janine Ribeiro, há uma preocupação da Capes em oferecer boas condições de trabalho. “Os consultores estão nos seus computadores, tendo acesso a inúmeros indicadores, bases de dados, que permitem melhores condições de avaliação dos cursos”.

Renato Janine destaca ainda a importância de um trabalho feito nos últimos dois anos, e que resultou em uma “limpeza” no Sistema Qualis (lista de periódicos, revistas, utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de mestrado e doutorado, classificados quanto ao âmbito de circulação e à qualidade, por área de avaliação).

 

(Assessoria de Imprensa da Capes)


Data: 13/08/2007