topo_cabecalho
Professor da UFCG lança cordel nesta terça

Nesta terça-feira, 14, às 10h, na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG, será lançado o folheto de cordel do professor Francisco Metri (mais conhecido como Chicão de Bodocongó ). No dia seguinte, no mesmo horário, o evento acontecerá no Museu Interativo do Semi-Árido (Misa), também no campus Campina Grande.

 

Contendo quatro poesias com temáticas variadas, o trabalho, segundo o autor, não é exatamente um cordel. “É uma experiência no gênero cordelista com a marca do Chicão de Bodocongó. Num padrão que tem como expectativa ecoar além mar”, definiu.

 

Literatura de cordel

 

Tipo de poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, muitas vezes acompanhados de viola.

 

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)


Data: 13/08/2007