UFCG debate o Reuni

A Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande vem debatendo com a comunidade universitária – neste primeiro momento, no Conselho Técnico Administrativo e nos centros acadêmicos - o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que integra o Plano Nacional de Educação.

No começo de maio deste ano, o reitor Thompson Mariz encaminhou comunicação aos membros do Conselho Universitário (câmaras, Colegiado Pleno e Conselho curador) para que refletissem sobre o que o programa propõe e como a instituição deve proceder, começando, assim, uma ampla discussão no âmbito da UFCG sobre o tema.

Ao instituir o Reuni, o Governo Federal objetiva criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais, tendo como meta elevar a taxa de conclusão dos cursos superiores, de 60% para 90% , e ampliar a relação professor/aluno, de 1x9 para 1x18, ao final de cinco anos, a contar do início de cada plano – nos parâmetros de cálculo dos indicadores a serem estabelecidos pelo MEC.

Diretrizes

O Programa terá como diretrizes a redução das taxas de evasão, a ocupação de vagas ociosas e o aumento de ingressos, especialmente no período noturno; além da ampliação da mobilidade e das políticas de inclusão e assistência estudantil; como também da revisão da estrutura acadêmica, diversificação das modalidades de graduação. O Reuni pretende promover uma articulação maior entre a graduação e a pós-graduação, bem como da educação superior com a educação básica.

Veja os documentos que estão sendo debatidos

- Diretrizes Gerais (arquivo anexo ao informativo Em Dia).

- Decreto Federal Nº 6.096, de 24 de abril de 2007.

(Marinilson  Braga - Ascom/UFCG)

Data: 09/08/2007