Prêmio Finep comemora 10 anos com recorde de inscrições

732 propostas disputam seis categorias: Produto, Processo, Pequena Empresa, Média/Grande Empresa, Instituição de C&T e Inovação Social

Ao completar 10 anos de criação, o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica tem mais um motivo para comemorar: o recorde no número de inscrições em todas as regiões brasileiras.

Ao todo, 732 propostas disputam as seis categorias do Prêmio (Produto, Processo, Pequena Empresa, Média/Grande Empresa, Instituição de C&T e Inovação Social).

Segundo o superintendente da Área de Articulação Institucional da Finep, Carlos Ganem, todos os estados da federação inscreveram projetos, com exceção apenas do Piauí.

O Prêmio Finep começou em 1998 com 25 inscritos e atingiu o seu ápice no ano de 2005, com 679 participações. Em 2006 foram 677 candidatos. O prazo para as empresas apresentarem seus projetos terminou no dia 31 de julho.

Agora, a Finep dá início à etapa de julgamento das propostas, que começa pela região Nordeste, no dia 15 de agosto, na cidade de Aracaju (SE), e termina no dia 27 de novembro, em Brasília.

Na
etapa regional, são escolhidos três vencedores (1º, 2º e 3º lugares), sendo que o primeiro colocado torna-se finalista da etapa nacional.

O Prêmio foi criado para reconhecer e estimular a inovação nas mais diversas áreas. Empresas que tenham desenvolvido processos de inovação em qualquer etapa de sua produção - da pesquisa em laboratório à criação de mercados para produtos inovadores - podem concorrer ao prêmio.

Os vencedores regionais recebem troféus, desktop para a categoria Pequena Empresa, oferecido pelo Sebrae, orientação e depósito de Pedido de Patente pela Tavares e Selo Regional alusivo ao Prêmio.

Na etapa nacional são concedidas ainda viagem de estudos ao Reino Unido, promovida pelo British Council; bolsa de fomento tecnológico do CNPq; visita à Unidade de Negócios da Bacia de Solimões da Petrobras; bolsa de estudos MBA da Coppead/UFRJ para a categoria Média/Grande empresa; bolsa de estudos MBA da Petrobras, a ser realizada em cidade próxima à empresa, para as categorias Inovação Social, Instituição de C&T, Pequena Empresa, Produto e Processo e aplicação do Programa Metodologia Benchmarking Industrial para a categoria Média/Grande Empresa pelo IEL-SC.

A categoria Inventor Inovador ganha medalha e prêmio de mil dólares oferecidos pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi).

A realização do Prêmio é feita em parceria com empresas e entidades, como o Instituto Euvaldo Lodi, Inpi, Petrobras/Cenpes, British Council, CNPq, Coppead-UFRJ, Instituto Tecnológico Inovador, Ompi, Sebrae, Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro e Tavares Propriedade Intelectual.

(Departamento de Comunicação da Finep)

Data: 09/08/2007