Plano de Assistência Estudantil será lançado até 20 de agosto

O Ministério da Educação deve lançar até o dia 20 de agosto o Plano de Assistência Estudantil, com medidas de auxílio as estudantes, medidas para combater a evasão e incentivar a permanência dos alunos nas instituições federais de ensino superior. A previsão é do ministro da Educação, Fernando Haddad.

"O programa está praticamente pronto. Estamos fechando com a Andifes [Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior] os valores para o ano de 2008. Temos que encaminhar o orçamento até o final de agosto, portanto, nossa data limite é entre 15 e 20 de agosto", explica Haddad.

Entre as medidas previstas no plano, estão a construção, ampliação e reforma de moradias estudantis, fornecimento de bolsas para auxílio-permanência e contratação de profissionais, como assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos e psiquiatras.

De acordo com o ministro da Educação, as universidades vão ter que prestar contas do investimento, que em 2008 deve ficar em torno de R$ 120 milhões. "Não vão poder direcionar essa nova fonte de recursos para nenhum outro tipo de custeio a não ser moradia, RUs [Restaurantes Universitários] e assim por diante."

Por meio de nota, a Secretaria de Educação Superior, entidade ligada ao Ministério da Educação, e responsável pela elaboração do plano, diz que uma comissão deve ser formada para discutir a classificação dos gastos, o modelo de distribuição e o cronograma de desembolso para o próximo ano.

O grupo será formado pelos pró-reitores de assuntos estudantis e comunitários, que representam a Andifes. De acordo com a secretaria, representantes da UNE (União Nacional de Estudantes) também serão convidados para a comissão.

(UOL Educação)

Data: 07/08/2007