Abertas inscrições para Programa de Estágio de Extensão Tecnológica na UFCG

Estão sendo oferecidas quatro bolsas de R$ 250

Estudantes da UFCG nas áreas de Desenho Industrial, Engenharias (Elétrica, Mecânica, Materiais, Civil ou Agrícola), Informática e Ciências Humanas têm até a próxima sexta-feira, 10, para se inscreverem no Programa de Estágio de Extensão Tecnológica para Alunos de Graduação, do Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR) da UFCG.

Estão sendo oferecidas quatro vagas, sendo uma para cada área. O estagiário receberá uma bolsa mensal de R$ 250. O período de vigência do estágio é de quatro meses e  a carga horária semanal é de 16 horas. O início das atividades está previsto para o dia 1º de setembro.

O estudante interessado deve preparar um plano de trabalho que contemple o máximo de ações previstas para cada área de atuação e deve entregá-lo no Museu Interativo do Semi-Árido (MISA), no campus Campina Grande, até o próximo dia 10 de agosto, das 8h às 12h. A relação com os nomes dos estagiários selecionados sai no dia 20 de agosto.

O IDR é formado pelo Programa de Estudos e Ações para o Semi-Árido (PEASA), Museu Interativo do Semi-Árido (MISA), Núcleo de Energia (NERG) e pelo Núcleo de Artesanato (NART) da UFCG.

Ações previstas para cada área de atuação

Desenho Industrial (Design)

Intervenção do Design no Artesanato; Design Gráfico; Manuais de Identidade Visual e Corporativa; Folders; Cartazes; Banners e Outdoor; Formatação de Livros, Manuais e Cartilhas; Painéis

Slides Mestres para Apresentação; Design de Produtos; Máquinas e Implementos Agrícolas e Agroindustriais; Embalagens e Rótulos; Design de Interiores e WebDesign.

Engenharias

Aspectos Construtivos e Técnicas de Construção Rural; Materiais Utilizados na Construção; Convencionais; Alternativos; Sistemas de Irrigação; Aspersão; Localizada; Inundação; Alternativos; Sistemas de Instalações Elétricas; Energia Convencional; Energias Renováveis (Solar e Eólica); Sistemas de Instalações Hidro-Sanitárias; Abastecimento D’Água; Saneamento e Reuso D’Água; Aquecimento D’Água e Utilização de Sistemas CAD em Projetos de Engenharia.

Informática

Desenvolvimento de Sistemas de Informação e de Treinamento; Sistemas WEB (incluindo ferramentas de administração de Portais); Sistemas stand alone; Suporte em Tecnologias da Informação; Instalação de Hardware e Instalação de Software.

Ciências Humanas

Sociologia e Economia Rural; História, Museologia e Antropologia; Administração e Empreendedorismo e Educação de Jovens e Adultos.

Segundo Vicente Araújo, um dos coordenadores do programa, estão previstas ainda a realização de experimentos práticos e laboratoriais; a participação em programas de treinamento e de capacitação; monitoria e acompanhamento de visitas; apoio às diversas unidades que compõem o IDR no agendamento de visitas institucionais, e em ações de transferência de conhecimento (tecnologias e metodologias).

Outras informações podem ser obtidas com a Coordenação do PEASA / MISA pelo fone 3310.1591, ou ainda pelo e-mail vicente@peasa.ufcg.edu.br.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 08/08/2007