Finep lança quatro novas chamadas de R$ 18 milhões

A Finep acaba de lançar quatro chamadas públicas com recursos totais de R$ 18 milhões. Neste ano já foram lançadas quatro outras chamadas, em um montante de R$ 55 milhões

Para este mês estão programadas chamadas de apoio a projetos na área de agricultura familiar, saúde, energia, TV digital, micro e pequenas empresas e sistemas estaduais de C,T&I, sendo estas as primeiras do pacote anunciado.

Temas e valores:

1. Genômica e Proteômica - R$ 10 milhões

O apoio será dado a pesquisas em genômica e proteômica em área de interesse relevante para o País, executadas por grupos consorciados, para obtenção de novos produtos ou processos, mais eficazes ou de menor custo, para aplicação em saúde, agricultura, indústria ou meio ambiente.

Algumas prioridades são destacadas, como desenvolvimento de fármacos e medicamentos, vacinas, métodos diagnósticos, doenças humanas, animais ou vegetais, secreções e venenos da fauna e flora brasileiras, entre outras.

O valor dos projetos pode variar entre R$ 300 mil e R$ 2,5 milhões. As propostas podem ser enviadas até 27 de setembro.

2. TIB - Capacitação de Biotérios - R$ 2 milhões

O objetivo é apoiar a capacitação de biotérios para implantação de procedimentos de rastreabilidade, padronização, normalização e avaliação da conformidade, que permitirão a produção de animais de laboratório para pesquisa com qualidade internacional. Os projetos podem variar entre R$ 500 mil e R$ 700 mil.

As cartas de manifestação de interesse devem ser enviadas até 31 de agosto.

3. TIB – TV Digital - R$ 3 milhões

Esta carta-convite tem por objetivo selecionar propostas de capacitação de laboratórios de ensaio e caracterização de materiais, componentes e dispositivos eletrônicos destinados aos sistemas e equipamentos de transmissão e recepção do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), que possam atuar como laboratório de prestação de serviço tecnológico.

O valor das propostas pode variar entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão. As cartas de manifestação de interesse devem ser enviadas até 31 de agosto.

4. Agricultura Familiar – Algodão - R$ 3 milhões

Esta chamada tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de tecnologias para a cultura do algodão no semi-árido brasileiro.

Como objetivos específicos são destacados o desenvolvimento de equipamentos, novos produtos, técnicas, sistemas de produção, resistência a doenças, controle biológico de pragas e qualidade da fibra do algodão.

Um dos resultados esperados desta chamada é apoiar a recuperação da cotonicultura desenvolvida em regime de agricultura familiar no Nordeste.

As propostas poderão ter valor máximo de R$ 500 mil. As propostas podem ser enviadas até 5 de setembro.

(Departamento de Comunicação da Finep)

Data: 06/08/2007