Universidades federais podem ganhar R$ 120 mi para assistência estudantil

O Plano Nacional de Assistência Estudantil deve ter mais de R$ 120 milhões como verba. Esse valor significa 10% do orçamento das universidades e é o dobro dos investimentos reservados para este ano (R$ 50 milhões). Os recursos serão usados em políticas que garantam a permanência do estudante de baixa renda na universidade.

O projeto, em fase de conclusão, está sendo elaborado pela Secretaria de Educação Superior (SESU), do MEC e pelos reitores das universidades federais.

O plano atende a uma reivindicação da UNE (União Nacional dos Estudantes), que fará parte das discussões sobre os gastos na área e ajudará na elaboração de um modelo de distribuição justo entre as universidades federais e de cronograma de desembolso no decorrer do ano.

O secretário da SESU, Ronaldo Mota, diz que o valor ainda não será suficiente e que, pelo menos em 2008, em várias federais será preciso contar com mais recursos das universidades. "É que o sistema apresenta uma diversidade em termos de percentuais gastos nessas ações em cada instituição, até que possamos ampliar os valores globais e tenhamos atingido um equilíbrio maior no sistema", falou.

(MEC)

Data: 06/08/2007