Doutores da Brincadeira completam oito anos de atividades

Blitz do Brinquedo faz parte das comemorações

Há oito anos, um grupo de voluntários com roupas coloridas e rostos pintados percorre os corredores do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da UFCG, desenvolvendo um trabalho de inestimável valor humanitário. São os Doutores da Brincadeira, que através de músicas e brincadeiras levam alegria, diversão e mensagens de otimismo às crianças ali internadas.

Em comemoração aos oito anos de atuação do grupo, será realizada neste mês de agosto a 7ª Blitz do Brinquedo. Segundo o coordenador, psicólogo Eugênio Felipe, a atividade acontecerá no sábado, dia 25, das 9h às 14h, defronte à Praça Cel. Antonio Pessoa, no Centro de Campina Grande. “O objetivo é arrecadar material de trabalho para os voluntários bem como abastecer a Brinquedoteca da Pediatria do HUAC”, destacou.

Podem ser doados objetos artístico-escolares (lápis, papéis, tintas, colas, fitas adesivas, cadernos, cartolinas, etc.), CDs, DVDs, gibis, livros e revistas, jogos e brinquedos, e qualquer outro material que faça parte do universo infanto-juvenil, novos ou usados, desde que estejam em bom estado.

A Blitz do Brinquedo contará com a participação de artistas locais, além de vários voluntários Doutores da Brincadeira, “sendo, assim, uma oportunidade para a sociedade conhecer de perto estes cidadãos que há oito anos vêm mudando os paradigmas da assistência à saúde de crianças e adolescentes da nossa região”, ressaltou o psicólogo.

Os interessados em colaborar este trabalho humanitário também podem entregar seus donativos na sala do Grupo de Trabalho de HUmanizAção (GTH), no HUAC. O grupo recebe doações durante todo o ano e se compromete em buscar a doação, caso necessário, bastando o interessado ligar para o fone 2101.5532 ou 8869.3197.

O grupo foi transformado recentemente em organização não-governamental (ONG), passando a incluir em suas visitas outros hospitais da rede campinense, principalmente os que atendem pelo SUS. Segundo Eugênio Felipe, já passaram pelo projeto mais de mil voluntários e foram realizados mais de 100 mil “atendimentos”.

Inscrições para voluntários

O “corpo médico” dos Doutores da Brincadeira é renovado a cada três meses, embora muitos voluntários permaneçam por mais tempo atuando no projeto. As próximas inscrições serão feitas de 21 a 31 agosto, das 9h às 16h, na sala do GTH, no HUAC. Para se inscrever, é necessária a autorização dos pais (para quem tem 16 ou 17 anos), 2 fotos 3x4, cópia de RG e R$ 15 para o kit do voluntário (este valor será ressarcido, através de uma promoção da Associação).

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 07/08/2007