UFCG terá 4 milhões para implantar o campus de Cuité

Um total de R$ 4 milhões chegarão à UFCG até o final deste ano, para a implantação do novo campus (foto) na cidade de Cuité, verba oriunda do Plano de Expansão do Governo Federal, que visa a abertura de novos campi e a criação de novas Universidades no país. O Reitor da UFCG, Thompson Fernandes Mariz, também informa que serão contratados 30 professores e 15 servidores técnicos-administrativos, no momento em que são desenvolvidas ações para a criação do campus. Ele recebeu a informação no início da semana, em Brasília.

Ontem, quinta-feira, 10, o Reitor esteve reunido com os membros do Colegiado Pleno da UFCG, para quem relatou o encontro da Andifes com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília. "Na audiência da Andifes, da qual participei, recebemos a informação do Ministro sobre o encaminhamento para o final da greve dos servidores e dos docentes, quando o Ministro ponderou que já havia disponibilização em 2003 e 2004, de 1 bilhão e 400 milhões de reais para a implantação do Plano de Cargos e Salários dos servidores, e agora, em 2005, colocou mais R$ 392 milhões, como etapa para resolver a situação. Para 2006, serão colocados R$ 250 milhões para a implantação do Plano dos servidores". Thompson disse que o Ministro esperava o término da greve, mas os funcionários decidiram mantê-la.

Com relação à greve dos professores, Thompson afirmou que o Ministro considera que não há mais margem para a negociação, tendo em vista que dos R$ 395 milhões colocados inicialmente para atender os professores, e R$ 504 milhões previstos para 2006, o MEC não terá mais recursos para atender os docentes. "O Ministro lamentou a continuidade da greve", comentou Thompson.

Na última quarta-feira, 9, o Reitor esteve com parlamentares da Paraíba, quando recebeu a informação de que a Universidade vai receber 2 milhões e 600 mil reais de emendas parlamentares, além dos recursos já citados acima para a implantação do campus de Cuité.

Data: 11/11/2005