Geopark do Cariri: Projeto será apresentado a secretários

O encontro será no próximo dia 2, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará

Fortaleza. O reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Plácido Cidade Nuvens, apresenta o Projeto Geopark Nacional da Bacia do Araripe e o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, dia 2, às 17 horas, na Secitece. O Encontro Geopark acontece a convite do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, por sugestão do secretário de Cultura, Auto Filho, para que outros secretários conheçam os dois projetos, que têm influência sobre outras áreas do governo estadual como a Cultura, Turismo, Educação, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e outras.

O Araripe Geopark, implantado no Cariri, é o único no Hemisfério Sul que recebeu o selo da Unesco pela promoção da proteção de territórios especiais de significado geológico e paleontológico, numa visão de desenvolvimento sustentável. É o primeiro Geopark do continente americano, criado quando havia apenas 36 geoparks, sendo 13 na China e 23 no continente europeu.

A instalação foi proposta pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) e coordenada pela Urca, com apoio do governo do Ceará. Em dezembro de 2005, o governo Estadual apresentou postulação junto à Divisão de Ciências da Terra da Unesco, que foi aprovado em setembro de 2006, durante o encontro técnico dos coordenadores da rede global de Geopark.

O Geopark é composto por nove Geotopes, considerados imprescindíveis à compreensão da origem, evolução e atual estrutura da bacia sedimentar do Araripe. São os locais mais representativos de seus estratos geológicos e, ainda, de suas formações fossilíferas.

O Geotope Arajara, área de floresta de mata úmida, nascentes e estrutura para recepção de turistas, estudantes e pesquisadores, fica no Parque Riacho do Meio, com altitude de 960 m acima de Barbalha. O Geotope Santana, no Sítio Cana Brava, fica próximo da cidade de Santana do Cariri.

O Geotope Nova Olinda situa-se a 3 Km da cidade do mesmo nome, numa mina de Pedra Cariri, calcáreo laminado, que guarda fósseis de invertebrados, vertebrados e plantas. O Geotope Missão Velha é uma floresta fóssil com afloramento de troncos fossilizados.

O Geotope Exu, em Santana do Cariri, correspondente à formação do topo da Chapada do Araripe. O Geotope Ipubi fica na área de uma mina desativada de gipsita em Santana do Cariri. O Geotope Granito, em Juazeiro do Norte, localiza-se na Colina do Horto. O Geotope Devoniano fica a 4 Km de Missão Velha.

(Diário do Nordeste, 30/7)

Data: 30/07/2007