Andifes apóia intenção do governo de reestruturar as Universidades federais

Associação entende que o Reuni carece de um debate amplo, que garanta a análise da viabilidade de todos os seus pontos e a apresentação de propostas que garantam oportunidades para todas as Ifes

É preciso que se respeite a vocação de cada instituição e que se mantenha a qualidade da educação, da pesquisa e da extensão.

O presidente da Andifes, reitor Arquimedes Diógenes Ciloni (UFU), participou, na tarde de quinta-feira, 26, do 1º Seminário Nacional do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O evento aconteceu no auditório Parlamundi, em Brasília, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, do secretário da Educação Superior, Ronaldo Mota, além de reitores, pró-reitores de planejamento, administração e graduação de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) de todo o País.

A Andifes demonstra, desde a sua criação, uma preocupação com a expansão das Ifes.

Nesse sentido, vem incentivando, em todas as instituições, a implantação de ações para aumentar o acesso e a efetiva garantia de permanência dos estudantes, reduzir a evasão, ampliar os cursos noturnos, assegurar a mobilidade estudantil nacional e internacional, aprimorar a flexibilização curricular e a assistência.

Por essa razão, a Associação apóia a intenção do Governo Federal em implantar o Reuni.

A Andifes entende, também, que o Reuni carece de um debate amplo, onde se analise a viabilidade de todos os pontos nele constantes e se apresentem propostas que garantam oportunidades para todas as Ifes, independente do seu tamanho e de sua localização.

Pensando nisso, a Associação encomendou estudo aos fóruns de pró-reitores e a sua Comissão de Desenvolvimento Acadêmico (CDA) sobre o Decreto nº 6096/2007, que regulamenta o Reuni.

As questões quanto à operacionalização, ao financiamento e ao respeito à diversidade institucional constantes no Decreto do Reuni, apontadas nesse documento, foram somadas a outras e entregues, no início deste mês, ao Ministério da Educação para que este analisasse e oferecesse respostas durante este 1º Seminário Nacional do Reuni.

Buscando ampliar o debate, a Andifes promoverá, no dia 7 de agosto, um seminário interno sobre o Reuni. O objetivo é proporcionar aos dirigentes o amplo debate.

Será facultado a cada dirigente apresentar os estudos e as propostas que estão em discussão nas respectivas Ifes, possibilitando a troca de experiências.

Na LXIVª reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação, que ocorrerá no dia 8 de agosto, será aprovado o conjunto de sugestões da Andifes para o aprimoramento do Reuni.

(Assessoria de Comunicação da Andifes)

Data: 27/07/2007