Aluno da UFCG conquista medalha de Prata na Olimpíada Internacional de Matemática na Bulgária

O estudante Diogo da Silva Diniz, de 23 anos, do curso de graduação em Matemática do CCT/UFCG, conquistou medalha de Prata na Olimpíada Internacional de Matemática (International Mathematical Competition for University Students - IMC) para Estudantes Universitários, realizada na Bulgária de 22 a 28 de julho último. O estudante de 19 anos Alex Correa Abreu, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conquistou Medalha de Ouro Especial - Grand First Prize na competição.

O Brasil teve um resultado espetacular na 12ª IMC, conquistando ao todo 3 medalhas de Ouro, 4 medalhas de Prata, 6 medalhas de Bronze e 4 Menções Honrosas. No evento participam mais de 82 instituições de ensino superior, contando com algumas das principais instituições de ensino do mundo como, por exemplo, Princeton, Cambridge, École Polytechnique, Instituto Max Planck, Instituto Technion, Oxford University, Universidade Complutense de Madri e Universidade de Moscou.

Diogo foi convidado a integrar a equipe que representou o Brasil na Competição da IMC ?International Mathematics Competition for University Students (Olimpíada Internacional de Matemática), que ocorreu na cidade de Blagoevgrad, Bulgária. Ele convidado por já ter participado da Olimpíada Brasileira de Matemática, nível universitário, onde recebeu Menção Honrosa em 2001 e medalhas de Bronze em 2002 e 2004, sendo este último resultado a credencial que o levou a compor a equipe brasileira.

O estudante cursa o último período do Bacharelado em Matemática, com coeficiente de rendimento escolar igual a 9.0, tem em seu currículo as seguintes premiações: Olimpíada Campinense de Matemática ? Nível Médio, onde recebeu Menção Honrosa (1998), Medalha de Bronze (1999) e Medalha de Ouro (2000); Menção Honrosa no Congresso de Iniciação Científica, realizado no IMPA, Rio de Janeiro, em 2004, por seu trabalho "Aplicações entre Espaços de Banach que atingem a Norma", sob orientação do professor Daniel Pellegrino, do DME. Este trabalho foi aceito para apresentação no 25º Colóquio Brasileiro de Matemática que aconteceu em julho último, no IMPA. Na Olimpíada Brasileira de Matemática - Nível Universitário, Diogo recebeu Menção Honrosa no ano de 2001 e Medalhas de Bronze em 2002 e 2004.

Saiba mais sobre a participação do Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, na Bulgária

A Medalha de Ouro Especial - Grand First Prize, conquistada por Alex Correa Abreu, corresponde a um prêmio especial outorgado somente aos melhores colocados dentre os ganhadores de medalha de ouro. Os estudantes Fábio Dias Moreira, da PUC-Rio, e THIAGO BARROS RODRIGUES COSTA da UNICAMP, também ganharam medalhas de ouro.

A participação brasileira nestas competições é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que atualmente atinge mais de 200 mil estudantes e que tem desempenhado um importante papel relacionado à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e superior nas instituições públicas e privadas de todo o Brasil.  A Olimpíada Brasileira é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com o apoio do CNPq, Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira, Academia Brasileira de Ciências e da Faperj.

Resultado brasileiro: prata, bronze e menção honrosa

Medalha de Prata (SECOND PRIZE): Bernardo F. P. da Costa - Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ; Thiago Sobral - Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA; Carlos Stein Naves de Brito -Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA e Diogo Diniz Pereira da Silva e Silva - Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Medalha de Bronze (THIRD PRIZE)
Yuri Gomes Lima - Universidade Federal do Ceará-UFC; Eduardo Bertoldi - Universidade Federal do Espírito Santo-UFES; Murilo Vasconcelos de Andrade - Instituto Militar de Engenharia-IME
Diêgo Veloso Uchôa  - Instituto Militar de Engenharia-IME; Eduardo Famini Silva  - Instituto Militar de Engenharia-IME e Leonardo Augusto Zão - Instituto Militar de Engenharia-IME. Menção Honrosa; Kellêm Corrêa Santos - Instituto Militar de Engenharia-IME; Luis Daniel Barbosa Coelho - Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA; Anne Caroline Bronzi-UNICAMP e Rodrigo Roque Dias-USP-SP.

Informações na UFCG com o professor Arimatéia, do Departamento de Matemática e Estatística - DME / CCT, pelo fone (83) 3310.1030, ou por e-mail arimat@dme.ufcg.edu.br. Na Secretaria  da Olimpíada Brasileira de Matemática, pelo fone (21) 25295077  Fax: 25295023, e-mail:obm@impa.br, site oficial da competição: http://imc-math.org/ site da olimpíada brasileira de matemática: www.obm.org.br.

Data: 01/08/2005