Brasil e Argentina assinarão novo acordo bilateral

Doutorandos brasileiros e argentinos terão título reconhecido automaticamente nos dois países. A iniciativa faz parte de acertos realizados na última missão do presidente da Capes, Jorge Guimarães, à Argentina, no último dia 17 de julho. Os termos da nova parceria foram discutidos com o secretário de Políticas Universitárias da Argentina, Alberto Dibbern.

Pelo acordo, estudantes brasileiros poderão completar seu doutorado em cursos selecionados de universidades da Argentina e bolsistas daquele país virão para instituições brasileiras para cursos recomendados pela Capes. “O novo acordo amplia uma parceria importante no âmbito do Mercosul e faz avançar fortemente ações de formação de recursos humanos e pesquisa entre os dois países. Tanto o Brasil como a Argentina possuem áreas de pesquisa com muito bom desempenho, o que possibilita uma cooperação simétrica. Ao mesmo tempo, os dois países apresentam acentuadas deficiências quantitativas de recursos humanos, especialmente no doutorado, o que possibilita excelente oportunidade de atuação dos nossos cursos de pós-graduação para possibilitar a capacitação de pessoal qualificado com benefícios mútuos”, diz Guimarães.

O primeiro edital deverá beneficiar as áreas das engenharias e ciências da computação. Os candidatos deverão estar inscritos na universidade de origem no primeiro ano de tese e terão dupla orientação A seleção dos estudantes será feita conforme os critérios definidos pelas partes e também respeitará a regulamentação adotada pela universidade hospedeira, sendo submetida para aprovação a cada país parceiro. A tese será defendida perante uma banca mista, da qual necessariamente farão parte os dois co-orientadores. A viagem e a acolhida deverão ser autorizadas pela direção dos programas de pós-graduação das instituições participantes dos dois países.

Mais detalhes da seleção ainda serão definidos pelas duas instituições parceiras. O novo acordo será assinado no final de agosto.

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 24/07/2007