USP muda grade do curso de direito

Alunos poderão escolher até 40% das disciplinas; novidade já vale para o próximo vestibular

Os alunos que ingressarem na 181ª turma da Faculdade de Direito da USP no próximo vestibular irão se deparar com um novo formato de curso.

O leque de disciplinas optativas será maior, e o estudante poderá montar uma grade mais generalista ou com algumas especializações logo no início.

"Antes, o aluno recebia o pacote fechado. A possibilidade de escolha das matérias era de 15%; agora, será de 40%", diz João Grandino Rodas, diretor da faculdade.

"O aluno também poderá obter créditos com a realização de atividades de cultura e extensão universitária ou pesquisa, além de disciplinas optativas de outras unidades da universidade."

Para que os estudantes tenham tempo para se dedicar às optativas, a relação das obrigatórias será reduzida, já que era maior do que a exigida pelo Ministério da Educação.

Além disso, a proposta é que as salas de aula tenham menos alunos -em torno de 50.

A mudança, aprovada em maio, reflete o objetivo da faculdade de formar profissionais úteis para a sociedade, com conhecimentos humanísticos e interdisciplinares, de acordo com o diretor da faculdade.

Como era

Na grade curricular para os alunos ingressantes até 2007, os quatro primeiros anos eram gerais e somente no quinto ano era possível escolher a área de especialização: penal, trabalho, privado, processo civil e empresa, público.

Os alunos novos, aprovados no último vestibular, e os antigos -a faculdade tem cerca de 2.500 universitários-, continuarão com a grade antiga, segundo Gustavo Ferraz de Campos Monaco, assistente acadêmico da faculdade.

No entanto, a direção recebeu um documento com assinaturas de 338 dos 460 alunos primeiranistas pedindo que a nova grade seja aplicada a eles também. "Os alunos do primeiro ano, em princípio, não serão tocados, mas podemos reavaliar esse aspecto", diz Rodas.

Diploma

Ao se formar, o aluno recebia o diploma de bacharel de direito. Para aqueles que tivessem feito algumas matérias optativas, a especialização constava no verso do diploma.

Com a mudança, o diploma será idêntico para todos. Na hora de buscar emprego em determinada área, o histórico escolar será importante.

A vestibulanda Silvia Miwa Katsuragi, 19, que tentará uma vaga em direito no próximo vestibular da Fuvest aprova a mudança. "O novo formato do curso irá facilitar na medida em que o aluno fará as opções que mais lhe agradarem."

(Folha de SP, 24/7)

Data: 24/07/2007