Programa de Consórcios em Educação Superior entre Brasil e EUA seleciona novos projetos

Doze novos projetos serão apoiados pelo Programa de Consórcios em Educação Superior entre o Brasil e os EUA

A iniciativa é fruto de um acordo firmado entre a Capes/MEC e o Fund for the Improvement of Post Secondary Education (Fipse), do Departamento de Educação dos EUA.

As novas propostas foram selecionadas durante a reunião da comissão binacional integrada por representantes das duas instituições, realizada de 11 a 14 de julho, em Washington.

No total, deverá ser investido R$ 1,5 milhão. O programa objetiva financiar o intercâmbio de estudantes de graduação de diversas áreas e também a cooperação entre pesquisadores dos dois países.

De acordo com a Capes, os cursos de graduação brasileiros que participam do programa ainda conseguem modernizar a grade curricular e é possível o reconhecimento mútuo de créditos.

As propostas selecionadas são das seguintes áreas: engenharias, meio ambiente, ciências agrárias, arquitetura, administração, cinema e inclusão social (multidisciplinar).

Ao todo, a comissão binacional analisou 23 projetos de grupos de pesquisa de instituições brasileiras e norte-americanas.

Durante a reunião realizada em Washington, também foi feita uma avaliação dos consórcios em andamento, definição do calendário de ações para 2008 e discussões sobre novas diretrizes para o programa Capes-Fipse. Desde 2001, quando foi criada, a iniciativa aprovou 51 projetos.

"Avaliamos que os resultados têm sido excelentes porque insere no cenário da pós-graduação estudantes mais qualificados, com domínio do idioma e experiência em outra cultura", afirmou Fátima Battaglin, coordenadora adjunta da Cooperação Internacional da Capes, em notícia divulgada no site da instituição.

Mais informações sobre o Programa Capes/Fipse no site:

(Gestão CT, 628)

Data: 24/07/2007