UFPB homenageia os escritores Ariano Suassuna e José da Costa Leite

A homenagem acontece durante evento do Programa de Pós-Graduação em Lingüística, de 23 a 27 de julho, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

Os escritores paraibanos Ariano Suassuna e José Costa Leite participam nesta quarta-feira (25) de uma homenagem na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus de João Pessoa, às 9h30 no auditório e hall da Reitoria começando com a abertura da exposição "José Costa Leite', lançamento da segunda edição do livro "Aula Magna de Ariano Suassuna" e, em seguida, um debate entre os dois poetas.

A dupla homenagem faz parte da programação realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Lingüística (Proling) da UFPB. No período da tarde, das 15h30 às 17h30, acontecem a mesa-redonda sobre a obra do cordelista José Costa Leite e a apresentação do filme "O Senhor do Castelo", de Marcus Vilar, dedicado a Ariano Suassuna.

Ainda como parte da programação, acontece até sexta-feira (27), no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), o Curso de Férias "As vozes de Ariano Suassuna: oralidade e criação na obra teatral e romanesca". Destinado a mestrandos e doutorandos, o curso será ministrado pela professora Idelette Muzart Fonseca dos Santos, da Universidade Paris X – Nanterre, da segunda a sexta-feira (27), à tarde no CCHLA. Pós-doutorada em Letras, a professora Idelette Muzart Santos, foi professora da UFPB há 18 anos. Ela é autora de vários livros e artigos sobre a obra de Ariano Suassuna.

O curso abordará aspectos da cultura oral, evidenciando as temáticas da oralidade, sonoridade e vocalidade. Serão trabalhadas as seguintes obras: o "Auto da Compadecida", do qual será estudado texto, voz e espetáculo na poesia teatral; e do romance "A Pedra do Reino", serão analisadas as vozes narrativas.

Mais informações na Secretaria do Proling/UFPB. Telefone (83) 3216-7280.

Data: 24/07/2007