Projeto da UFCG capacita catadores de material reciclável

Envolvidos receberam treinamento do Corpo de Bombeiros nesta quarta

Conhecimentos e técnicas de primeiros socorros e de combate a incêndios foram repassados durante toda esta quarta-feira, 18, pela equipe de instrução do Corpo de Bombeiros a 50 catadores de material reciclável envolvidos no projeto de instalação da Unidade de Beneficiamento de Material Vítreo, desenvolvido pela UFCG no bairro do Mutirão, em Campina Grande.

O treinamento, com palestra e demonstrações, é o último passo para o efetivo funcionamento da unidade de beneficiamento que, a partir do próximo mês, estará pondo em prática o aprendizado adquirido com as etapas de capacitação iniciadas o ano passado, voltadas ao manejo da coleta seletiva e às técnicas de reciclagem de vidro. Estudos apontam que são jogadas diariamente no “Lixão” de Campina Grande cerca de duas toneladas de vidro.

“Com a instalação do forno e dos trituradores, além do contato constante com material cortante, se faz necessário um trabalho específico de prevenção de acidentes. Podemos dizer que neste momento os catadores estão cursando o módulo de Segurança no Trabalho”, disse a coordenadora do projeto Crislene Rodrigues Morais, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais.

A unidade de beneficiamento trabalhará na produção de artefatos decorativos em vidro reciclado, onde vasos, adornos e peças de banheiro serão produzidos com design moderno e inovador. Um professor e um aluno da Unidade Acadêmica de Desenho Industrial, envolvidos no projeto, desenvolverão as peças numa linha que os tornem competitivos no mercado - no artesanato, decoração e material de construção. “Já estamos projetando uma linha de produtos natalinos”, antecipou Crislene. Segundo ela, já existem contatos com empresas interessadas na compra e distribuição dos produtos.

Saúde

No próximo dia 1º de agosto, a coordenação estará aplicando um módulo voltado à saúde, com palestras de agentes estaduais e municipais no combate às doenças sexualmente transmissíveis, com também na educação para higiene bucal e corporal, prevenção da dengue e de outros males.

Início do Projeto

Tudo começou com o diagnóstico sócio-econômico e empreendedor dos catadores, num processo seletivo de 15 deles, “aqueles que acreditaram na proposta apresentada pela UFCG” disse a coordenadora, ao falar do alto índice de descrença e da falta de perspectiva de empreendimento por parte dos poderes públicos, nesta direção.

A participação da universidade, o seu envolvimento com a causa social e sua busca por caminhos que transformem as adversidades, com os programas de extensão reforçaram a certeza de que o projeto se concretizaria de verdade. Nele já foram desenvolvidas duas dissertações de mestrado, e se encontra em andamento uma tese de doutorado. São oito alunos de graduação de vários cursos envolvidos.

Dos pioneiros, 12 catadores estão integrados no processo produtivo e de gestão da unidade. Os demais, que vêm participando das capacitações, serão chamados à medida que a demanda for aumentando – num processo seletivo pelo envolvimento com o projeto, participação e freqüência nas habilitações desenvolvidas.

O trabalho não se encerra com o início da linha de produção. A UFCG continuará com as atividades de extensão, no desenvolvimento de projetos de gestão e expansão. O próximo passo é a implantação de uma unidade de reciclagem de papel para confecção das embalagens das manufaturas.

Financiado pelo CNPq, MEC, Ministério das Cidades e UFCG, o projeto é realizado num galpão cedido pelo governo estadual.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 18/07/2007