UFCG, UFPB e UEPB pensam a Paraíba em projeto sócio-econômico

Universidades se unem na busca de “Caminhos para o Desenvolvimento da Paraíba”

Discutir políticas capazes de alavancar o desenvolvimento da Paraíba será um dos objetivos centrais das oficinas do projeto "Caminhos para o Desenvolvimento da Paraíba", que em Campina Grande, acontecerá no Centro de Extensão da UFCG (foto) nos próximos dias 30, 31 e 1° de agosto. O programa congrega as três universidades públicas paraibanas - UFPB, UFCG e UEPB - na elaboração de um diagnóstico da realidade socioeconômica do Estado, em si, e nos contextos regional e nacional, delineando linhas de ações a serem apresentadas aos governos estadual e federal, “sem coloração partidária e construído pela sociedade paraibana”, disse o professor da UFPB e coordenador do projeto, Luiz Renato de Araújo.

Para apresentar o projeto aos campinenses a coordenação do evento está marcando uma entrevista coletiva com a imprensa na próxima semana, dia 27, às 9h30, na Reitoria da UFCG, com a participação dos reitores das três universidades.

Segundo a coordenação do projeto, a realização dessas oficinas nos vários recantos do Estado, em cada micro-região, demonstra a preocupação em ouvir e reunir o pensamento das comunidades, através dos seus agentes intelectuais, sociais e econômicos. O envolvimento dos que fazem a Paraíba, num compromisso público do pensar e propor soluções técnicas e políticas voltadas à superação do subdesenvolvimento, nos seus aspectos essenciais, é o que pretende o projeto, defende Luiz Renato, “só assim, aglutinando essas forças sociais e as integrando à correspondente capacidade empresarial, educacional e científico-tecnológica, conseguiremos transformar nosso Estado”.

A Secretaria Especial de Integração Universidade-Setor Produtivo da UFPB já promoveu oficinas nas cidades de Patos, Sousa, Monteiro e Guarabira. Após a realização dessas oficinas será realizado um grande seminário, com data e local a se definir, onde as colaborações dessas seções serão discutidas para construção de um documento com linhas de ações e de projetos estratégicos, diretrizes e meios operacionais. O documento será apresentado aos governos estadual e federal para estudos de viabilização das sugestões apresentadas, como elemento propulsor de políticas de financiamento para a implantação de algumas das medidas apontadas.

Além das três universidades públicas paraibanas, são parceiras do projeto o Sebrae, Fiep, Ciep, Fecomércio, PBGás, BNB, Banco Real, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Penud/ONU, Governo do Estado da Paraíba, Prefeituras Municipais de João Pessoa, Campina Grande, Monteiro, Guarabira, Sousa e Patos, Cefet-PB, Adene e Fundação José Américo.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 18/07/2007