Reitor da UFCG questiona política implantada em universidades européias

Thompson integrou missão técnica internacional enviada à Espanha e Portugal

Em reunião na manhã desta sexta-feira, 13, com o Conselho Técnico Administrativo da UFCG, o reitor Thompson Mariz teceu comentários sobre sua viagem à Europa, donde retornou esta semana, como um dos integrantes da missão técnica internacional organizada pela Aliança Íbero-Brasileira de Parques Tecnológicos.

Como preliminar de um relatório, que apresentará em breve, o reitor fez considerações rápidas sobre o papel estratégico e os modelos de parques visitados; como também, elencou características das políticas públicas locais e nacionais ali desenvolvidas. Destacou os que estão focados na geração de empregos e comprometidos em dar o retorno à sociedade dos investimentos neles aplicados.

Por outro lado, Thompson mostrou-se preocupado com o avanço de algumas medidas implantadas, especialmente na Espanha, quanto ao financiamento das universidades. “Fiquei chocado com referencial utilizado. Algumas são custeadas a partir do número de empresas que geram por ano, e não pelo número de formandos, alunos, publicações internacionais ou patentes”, disse, ao relatar sua interseção numa das exposições realizadas, quando questionou sobre as ciências humanas. “Quem pensaria a relação universidade/sociedade?”, completou.

O grupo, composto por gestores e promotores de políticas públicas de desenvolvimento e difusão dos conhecimentos tecnológicos e científicos, participou, durante duas semanas, de reuniões, palestras e conferências nas cidades de Málaga e Barcelona, na Espanha, e Lisboa, em Portugal.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG – 13.07.07)

Data: 13/07/2007