Professores e estudantes pesquisam no Portal de Periódicos da Capes

Questões relativas ao Portal de Periódicos são as mais freqüentes entre as perguntas feitas pelo público que procura a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), no estande do Ministério da Educação. O MEC e a Capes participam da 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre em Belém, até sexta-feira, 13.

Uma das interessadas em saber mais sobre o Portal de Periódicos é a estudante de biologia Samara Silva, da Universidade Estadual do Maranhão. Ela quer ampliar a utilização dessa ferramenta, oferecida pela Capes desde novembro de 2000, para elaborar sua monografia. “Pretendo fazer minha monografia sobre peixes, em especial, o curumatá, e acho que o portal será muito útil para ampliar minhas pesquisas”, diz. O professor e pesquisador do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Acre, Creso Machado Lopes, é outro exemplo. Ele é usuário do portal, mas quer aprofundar seu conhecimento nas formas de acesso aos conteúdos.

O Portal de Periódicos da Capes é livre e gratuito para professores, pesquisadores, alunos e funcionários de 188 instituições de ensino superior e institutos de pesquisa com programas de pós-graduação recomendados pelo MEC. O acesso é realizado a partir de terminal ligado à internet localizado nessas instituições ou por elas autorizado. O portal oferece textos completos com resultados de pesquisas e estudos científicos de mais de 11 mil revistas nacionais e estrangeiras e 125 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento.

A Capes oferece também o Portal de Acesso Livre, aberto à comunidade, com 1.400 publicações científicas brasileiras e internacionais de diferentes áreas do conhecimento. Além disso, estão disponíveis bases de dados referenciais, de patentes, e um banco com resumos de mais de 366 mil teses e dissertações.

(Fátima Schenini – MEC)

Data: 12/07/2007