Avaliação do ensino superior em discussão

América Latina, União Européia e Caribe querem estabelecer mecanismos semelhantes de avaliação da educação superior. A pretensão foi discutida no Seminário do Espaço Comum de Educação Superior (Alcue) da América Latina, União Européia e Caribe, nos dias 21 e 22 de junho, em Madri, na Espanha.

Segundo o presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes/MEC), Sérgio Franco, a proposta vai facilitar a mobilidade acadêmica entre instituições superiores destes países. “A idéia é criar mecanismos parecidos de avaliação para que as análises sejam comparáveis e o intercâmbio acadêmico seja facilitado”, explica.

De acordo com o presidente da Conaes, os sistemas avaliativos do Mercosul são mais integrados, já que os países do bloco estão intensificando a troca de experiências no setor. Na Europa, segundo Franco, os sistemas são muito individuais e no Caribe, a análise é superficial.

“A avaliação brasileira é bastante avançada porque consideramos o desempenho dos alunos, dos cursos e das instituições. Ela não só diz que o ensino é bom ou ruim, mas também aponta onde as instituições podem melhorar”, disse Franco. O seminário reuniu representantes do Brasil, Polônia, França, Espanha, Irlanda, Suécia, Argentina, Chile, Cuba, Colômbia, Uruguai, Jamaica e Costa Rica.

Alcue

O Espaço Comum de Educação Superior é uma iniciativa dos países da União Européia, América Latina e Caribe. Seu objetivo é promover ações que estimulem o intercâmbio de estudantes, professores, pesquisadores, pessoal técnico e de gestão e a interação de instituições de educação superior.

(Flavia Nery - MEC)

Data: 11/07/2007