Finep lança pacote de chamadas públicas em um total de R$ 55 milhões

Verba vai beneficiar universidades e setores aquaviário, de microeletrônica e de transporte

A Finep, do MCT, acaba de lançar quatro novas chamadas públicas, em um montante de R$ 55 milhões. Serão apoiados os setores aquaviário, de microeletrônica e de logística de transporte, além da infra-estrutura em Universidades federais.

Esta última é a chamada que dispõe do maior valor disponível. Há R$ 30 milhões destinados ao apoio à implantação de infra-estrutura de pesquisa nos campi regionais de universidades federais. Cada instituição participa com apenas uma proposta, que poderá contemplar até quatro campi localizados fora do município sede da universidade.

O valor máximo de cada projeto deve ser de R$ 1,5 milhão. As propostas devem ser enviadas até 5 de setembro.

A chamada para a área de microeletrônica tem R$ 10 milhões para apoiar projetos cooperativos de pesquisa, desenvolvimento e inovação de dispositivos semicondutores e optoeletrônicos que resultem em produtos visando a competitividade tecnológica da indústria brasileira nas tecnologias de informação, comunicação, eletroeletrônica e de automação, entre outras.

Deve haver parceria entre a Instituição Científica e Tecnológica e empresas brasileiras de qualquer porte, e o valor solicitado deve ficar entre R$ 500 mil e R$ 2,5 milhões. O prazo para envio de propostas é 27 de agosto.

A área de Transportes Aquaviários e de Construção Naval terá R$ 10 milhões, visando principalmente a substituição de importações e a busca de novos mercados. A segurança da navegação e a tecnologia de embarcações são alguns dos temas de interesse. As propostas devem ser enviadas até 10 de setembro, com valor máximo individual de R$ 800 mil.

Para melhorar o escoamento da safra agrícola do país, há R$ 5 milhões disponíveis para projetos que melhorem a logística de transporte nos corredores Noroeste, Centro-Norte, Nordeste, e Centro-Oeste. O prazo para envio de propostas é 22 de agosto.

Mais informações no site da Finep: www.finep.gov.br.

(Assessoria de Comunicação da Finep)

Data: 11/07/2007