UFCG comemora Dia do Engenheiro Florestal com programação especial

Nesta quinta, 12 de julho, comemora-se o Dia do Engenheiro Florestal. A data está sendo celebrada pela UFCG com a realização da X Semana da Engenharia Florestal. O evento, que teve início na última segunda-feira, 9, prossegue até esta quinta, no Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), campus Patos. A programação inclui palestras, atividades culturais e a realização de seis minicursos.

As palestras são realizadas sempre às 19h30min, no auditório do CSTR. A de abertura, na segunda-feira, contou com a participação do assessor técnico da Vice-Presidência República, professor Francisco Jácome Sarmento, que abordou o tema Mudanças Climáticas: Impactos no Semi-Árido. Nesta quarta, 11, o palestrante será o presidente do CREA/PB, Paulo Laércio, que falará sobre Legislação Profissional e Institucional do Sistema CONFEA/CREA na Área de Engenharia Florestal.

Segundo Joedla Lima, coordenadora de Ensino da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal (UAEF), a programação desta quinta-feira será especial. “Teremos uma mesa-redonda, onde serão debatidas, por ex-alunos do curso, as Perspectivas de Trabalho para o Engenheiro Florestal. O debate está marcado para as 19h30min, e o encerramento do evento está previsto para as 21h30min.

O curso

O curso de Engenharia Florestal da UFCG foi fundado em 6 de novembro de 1979 e reconhecido pelo Conselho Federal da Educação em 8 de maio de 1986, cuja Portaria foi divulgada no Diário Oficial da União em 1º de julho de 1986. Conta com corpo docente de alto nível: 77,4% possuem título de doutor, sendo que todos os outros possuem título de mestre.

No Brasil, a primeira escola de Engenharia Florestal foi instalada em 1960 na cidade de Viçosa, Minas Gerais. De acordo com os dados do INEP 2003, o Brasil conta hoje com 28 cursos de graduação em Engenharia Florestal.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG – 11.07.07)

Data: 11/07/2007