MEC defende maior formação de doutores na região Norte

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, defende a importância de os governos dos Estados da região Norte incluírem em suas pautas o investimento em ciência

O aumento no número de doutores foi defendido por representantes governamentais e autoridades da comunidade científica na abertura da 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na noite de domingo, 8, no Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, informa nota divulgada pelo Ministério da Educação (MEC).

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães, representante do ministro Fernando Haddad na abertura da reunião, ressaltou a importância de os governos dos Estados da região Norte incluírem em suas pautas o investimento em ciência e tecnologia.

O presidente da SBPC, Ennio Candotti, concorda que é preciso estabelecer um amplo acordo entre universidades, escolas técnicas e institutos de pesquisa para ampliar a comunicação entre pesquisadores.

Outro assunto destacado por Guimarães foi o novo desafio que a Capes terá a partir deste ano, de atuar na educação básica, uma das prioridades do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). “A SBPC terá um trabalho importante nessa questão, pois a Capes vai auxiliar nas políticas de formação de professores. A ajuda da comunidade científica será essencial”, disse.

(O Estado de SP)

Data: 09/07/2007