Agência Espacial Brasileira (AEB) lança site da Operação Cumã II

Em menos de uma semana, Alcântara (MA) sediará o lançamento do foguete brasileiro VSB-30, com experimentos científicos de universidades e institutos de pesquisa.

Para oferecer mais informações sobre a missão, a Agência Espacial Brasileira (AEB) lançou um site que pode ser conferido no endereço http://www.aeb.gov.br.

Nele, estão informações sobre a campanha, o vôo, previsto para quarta-feira (11), o foguete, o centro de lançamento e os experimentos.

O internauta conhecerá, desta forma, as ações que envolvem uma operação –planejamento, deslocamento de equipes para Alcântara, aspectos de segurança, lançamento e resgate da carga útil, características do VSB-30, entre outros.

Uma vez que o lançamento se destina à realização dos experimentos científicos, uma seção explica as nove pesquisas, selecionadas em um anúncio de oportunidades do Programa Microgravidade, da AEB.

São estudos que podem resultar em novos medicamentos, equipamentos para satélites e sistema de navegação para foguetes, para citar alguns.

As pesquisas são da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Centro Universitário da FEI, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA), Instituto de Estudos Avançados (IEAv/CTA), Universidade de Hohenheim (Alemanha), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Este será o segundo lançamento de experimentos científicos com foguetes promovido pela AEB dentro do Programa Microgravidade. A primeira operação aconteceu em 2002, também no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Estão envolvidos na Operação Cumã II a AEB, o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

(Coordenadoria de Comunicação Social da AEB)

Data: 06/07/2007