III Seminário Apícola e 1ª Festa da Abelha Rainha acontecem neste final de semana

Evento tem o apoio do Centro de Educação e Saúde da UFCG

Nestes dias 6 e 7 de julho (sexta-feira e sábado), acontece nas cidades de Bananeiras e Cuité, o III Seminário Apícola e 1ª Festa da Abelha Rainha do Agreste, Brejo e Curimataú. O evento é organizado pela Associação dos Apicultores e Meliponicultores do Curimataú Paraibano (AAMCOPB) e a Associação de Promoção do Desenvolvimento Sustentável (APRODES), em parceria com o Centro de Educação e Saúde da UFCG.

Nesta sexta, em Bananeiras, haverá a inauguração do Entreposto CASAMEL, que receberá o mel produzido pelos apicultores de 18 municípios das regiões do Curimataú, do Brejo e do Agreste paraibano. O CASAMEL dispõe de ambientação e estrutura de máquinas para o beneficiamento do mel e adição de essências como hortelã, agrião, dentre outras.

O Entreposto também será responsável pela expansão dos demais produtos apícolas, como a cera, a própolis e a geléia real. Além disso, o mel beneficiado no Entreposto terá a certificação do Ministério da Agricultura, sendo este o maior benefício da criação do Entreposto CASAMEL. “Antes, o mel que a gente produzia era vendido só na região, porque não tinha o selo. Agora, o mel poderá ser vendido nas cidades grandes”, disse Mário Dias Ribeiro, Agente de Desenvolvimento Rural da AAMCOPB. “A certificação é um selo de garantia sobre a qualidade e procedência do produto, e esse é um diferencial que auxilia na expansão de mercado e melhoria do preço de venda”, aponta Luciano Coelho, gerente da agência Banco do Brasil em Bananeiras.

Com uma área de 500 metros quadrados, o CASAMEL dispõe de salas de análise e beneficiamento do mel e espaços destinados à realização de treinamentos e deve gerar cerca de 15 empregos diretos. Os recursos para a construção do Entreposto CASAMEL, no valor de 110 mil reais foram disponibilizados pela Fundação Banco do Brasil a APRODES, elaboradora do projeto de construção do Entreposto.

No dia 7 será realizado o III Seminário Apícola na cidade de Cuité. O CES ajudou na elaboração do projeto do Seminário, juntamente com a AAMCOPB e o SEBRAE, nas pessoas de Alex de Araújo Souto (CES), Mário Dias Ribeiro (AAMCOPB) e Edílson Batista de Azevedo (SEBRAE). A partir da elaboração do projeto, buscaram-se as parcerias para a viabilização do III Seminário Apícola e da 1ª Festa da Abelha Rainha. O CES também contribuirá com o empréstimo de aparelhos de Data Show e pessoal de apoio.

Com o objetivo de difundir a apicultura e a meliponicultura como atividades viáveis para a região, promovendo o intercâmbio técnico social entre produtores e parceiros em busca do desenvolvimento sustentável, o Seminário contará com palestras na parte da manhã, no Ginásio Municipal de Esportes de Cuité.

À tarde, na Escola Estadual Orlando Venâncio, haverá uma mesa redonda com as entidades parceiras, além de oficinas. Para concluir o evento, à noite no Arraial da Serra haverá exposição de produtos, o Concurso Rainha do Mel e um show de encerramento. “Apesar do grande potencial que a região apresenta, devido a sua vegetação com uma florada bastante rica e diversificada, a apicultura era uma atividade pouco explorada. Ao percebermos essa deficiência, passamos a difundir os benefícios da atividade e multiplicar experiências, oferecendo apoio para que a produção de mel se desenvolvesse na região”, diz Edílson Batista.

Estão envolvidas no evento: APRODES, AAMCOPB, INCRA, Fundação Banco do Brasil, Petrobrás, SEBRAE, Governo Federal, Banco do Brasil, UFCG (campus Cuité), UFPB, Governo da Paraíba, Prefeitura de Cuité, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuité, Câmara Municipal de Cuité e O Boticário.

Confira a programação do evento

06 de julho, em Bananeiras

13h – Inauguração do entreposto CASAMEL, na Rodovia PB 105, saída de Bananeiras para Guarabira.

07 de julho, em Cuité

Local: Ginásio Municipal de Esportes

07h30min – Credenciamento e café da manhã

08h30 min – Abertura do III Seminário Apícola

09h – Palestra: “Pra ganhar tem que investir”

09h45 min – Palestra: “Apicultura como oportunidade de negócio sustentável”

10h30 min – Palestra: “A importância do Entreposto CASAMEL para a região”

11h45 min – Encerramento da Plenária

12h – Almoço

Local: Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos

Tarde

Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos

13h – Mesa redonda com as entidades parceiras

Oficinas(serão realizadas simultaneamente após a mesa redonda)*

Sala 01: Processamento de Cera

Sala 02: Manejo Produtivo de Colméias

Sala 03: Processamento de Mel com Qualidade

Sala 04: Produção de Mudas de Plantas Melíferas

Sala 05: Iniciação a Meliponicultura

Sala 06: Acesso ao Crédito Bancário

* Os participantes serão divididos em grupos, de modo que todos participem de todas as oficinas, que terão 30 minutos de duração.

Noite

Local: Arraial da Serra

20h – Exposição de Produtos(Espaço APIS)

21h30 min – Concurso Rainha do Mel