Diretor da UFCG participa de instalação de Fórum da Mesorregião do Seridó

O diretor do Centro de Educação e Saúde da UFCG, do campus Cuité, professor Márcio de Matos Caniello (foto), representou a universidade na reunião para a instalação do Fórum da Mesorregião do Seridó, ocorrida na manhã de ontem, quarta-feira, 4, no município paraibano de Pedra Lavrada. No evento, foi discutido e aprovado o Estatuto do Fórum.

O Seridó foi reconhecido como Mesorregião em dezembro de 2006 pelo Ministério da Integração Nacional. Até então era considerada apenas zona de transição, o que dificultava a aquisição de recursos para o desenvolvimento dos municípios nela inseridos. A Mesorregião engloba 54 municípios, sendo 26 da Paraíba e 28 do Rio Grande do Norte.

Com a criação da Mesorregião, a expectativa é que os municípios consigam recursos junto aos órgãos governamentais e iniciativa privada, a fim de promover a estruturação de setores econômicos importantes do Seridó, como a mineração, a caprinocultura, a apicultura, a fruticultura e o turismo, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Caniello destacou a importância da participação da UFCG na discussão a respeito do Fórum da Mesorregião do Seridó. “A participação da Instituição em eventos desta natureza é importante para a inserção da academia no contexto regional, discutindo com a sociedade os seus problemas, levando o saber para além dos muros da universidade”, enfatizou.

Municípios da Mesorregião do Seridó

Na Paraíba: Algodão de Jandaíra, Arara, Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cubati, Cuité, Damião, Frei Martinho, Juazeirinho, Junco do Seridó, Nova Floresta, Nova Palmeira, Olivedos, Pedra Lavrada, Picuí, Pocinhos, Remígio, Salgadinho, Santa Luzia, São José do Sabugi, São Mamede, São Vicente do Seridó, Soledade, Sossego e Várzea.

No Rio Grande do Norte: Acari, Bodó, Caicó, Campo Grande, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Juurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santana dos Matos, Santana do Seridó, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Tomé, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas e Triunfo Potiguar.

Alex Souto (CES) e Rosenato Barreto (SPE/UFCG)

Data: 05/07/2007