Rede de Pesquisa realiza Conferência Internacional de Modelagem Computacional

Evento acontece de 29 a 31 de agosto, no Centro de Convenções do Hotel Armação, na Praia de Porto de Galinhas, município de Ipojuca, Pernambuco

A Rede de Pesquisa Cooperativa em Modelagem Computacional - RPCMod (financiada pela FINEP/CTPETRO e Cenpes/Petrobras) realiza, entre os dias 29 a 31 de agosto, a Conferência Internacional em Simulação e Modelagem Computacional para a Indústria do Petróleo. O evento acontece no Centro de Convenções do Hotel Armação, na Praia de Porto de Galinhas, município de Ipojuca (Pernambuco). A Conferência foi motivada pela necessidade de fomentar e ampliar relações de cooperação entre cientistas que atuam na ampla área de modelagem e simulação computacionais aplicada a problemas da indústria do petróleo e do gás.

"Com este evento, esperamos reunir uma ampla comunidade de pesquisadores, que possa, além de propiciar trocas de experiências, colocar esta área em uma posição de destaque no cenário científico nacional e internacional", afirma o coordenador da RPCMod, professor da Universidade Federal de Pernambuco, Felix Santos. O público-alvo do evento são professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados em todos os aspectos relacionados com modelagem e simulação computacionais aplicados a problemas da indústria do petróleo e do gás.

Entre os assuntos que estarão em debate, estão Modelagem Geométrica, Geração de Malha e Visualização; Modelagem e Simulação de Reservatórios; Modelagem e Simulação da Evolução de Danos em Ambientes Agressivos; Sistemas Supervisórios e Detecção de Falhas em Dutos; Modelagem e Simulação do Escoamento Multifásico em Dutos; Modelagem e Simulação da Logística do Transporte Marítimo de Granéis Líquidos; Modelagem e Simulação da Ancoragem de Estruturas Flutuantes e de Risers; Modelagem de Componentes para Computação Científica; Realidade Virtual e Aumentada; e Processamento de Alto Desempenho em Arquiteturas Reconfiguráveis. A Conferência vai reunir diversos palestrantes nacionais e internacionais na discussão dos temas.

Todas as informações sobre o evento podem ser acessadas no site da RPCMod – www.rpcmod.org/cmspi.

RPCMod

A Rede de Pesquisa Cooperativa em Modelagem Computacional reúne 56 pesquisadores de Alagoas (UFAL), Ceará (UFCE), Paraíba (UFCG), Pernambuco (UFPE e UPE), Rio Grande do Norte (UFRN) e Sergipe (UFS), que desenvolvem projetos cooperativos na área de simulação computacional voltados para a indústria do petróleo e gás natural. Além de oferecer à sociedade um potencial instalado de grupos de pesquisa e laboratórios para a execução de pesquisa e desenvolvimento nas áreas relacionadas com a simulação computacional, a Rede tem como objetivo formar recursos humanos nas áreas correlatas à modelagem computacional, particularmente relacionadas a aplicações na indústria do petróleo e do gás.

Serviço

International Conference on Computational Modeling and Simulation for the Petroleum Industry

Data: 29 a 31 de agosto de 2007

Local: Hotel Armação – Porto de Galinhas – Pernambuco

Informações e inscrições: www.rpcmod.org/cmspi

Uma oportunidade única para troca de experiências e informações sobre trabalhos de modelagem e simulação computacionais, aplicadas a problemas da indústria do petróleo e do gás.

Informações:

Felix Santos - coordenador da RPCMod – (81) 3272.1823.

Data: 04/07/2007