Lançado em Pernambuco edital do 1º Prêmio Naíde Teodósio de Estudos do Gênero - Concurso de Redações e Artigos Científicos

Trabalhos devem tratar das temáticas Violência Doméstica e Sexista, Inserção das Mulheres nos Espaços de Poder, Mulher e Meio Ambiente, Mulher e Cultura, Agricultoras Familiares e Reforma Agrária.

Iniciativa da Facepe e da Secretaria Especial da Mulher, o concurso tem por objetivo estimular produções teórico-científicas das relações de gênero, que apontem soluções para as desigualdades entre homens e mulheres.

Vinte computadores serão distribuídos aos primeiros colocados nas modalidades Estudante do Ensino Médio, e Professor e Professora do Ensino Médio, além de R$ 39.000,00 aos candidatos selecionados nas modalidades Estudante de Pós-Graduação e Graduação (R$ 8.000,00 e R$ 5.000,00, respectivamente, para cada um dos três primeiros lugares).

Haverá, ainda, a premiação de Mérito Institucional, que concederá uma bibliografia de referência no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismo à Universidade e Escola com maior número de inscrições aceitas no Concurso.

A seleção, o julgamento e a indicação dos premiados acontecem entre os meses de outubro de 2007 e janeiro de 2008. A entrega dos prêmios aos vencedores está prevista para 8 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

O Prêmio Naíde Teodósio ainda conta com a parceria da Secretaria de Educação, da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O Prêmio faz homenagem à médica Naíde Teodósio (1915-2005,) que dedicou a vida à luta por uma sociedade justa e igualitária. No âmbito científico, Naíde orientou suas pesquisas para erradicar as desigualdades sociais, com especial enfoque ao combate à desnutrição.

Publicou mais de 50 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e fundou o Laboratório de Fisiologia da Nutrição no Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco, hoje Laboratório Naíde Teodósio.

As inscrições para o concurso podem ser feitas pela Internet, até 14 de setembro, através do endereço agil.facepe.br

Estudantes do Ensino Médio podem optar pelas inscrições por meio dos Correios, encaminhando o formulário de inscrição e a redação para a Facepe, que fica na Rua Benfica, nº 150, Madalena.

O edital completo do “1º Prêmio Naíde Teodósio de Estudos do Gênero - Concurso de Redações e Artigos Científicos” pode ser acessado no site http://www.facepe.br

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail andreia@facepe.br e pelo fone (81) 3445.0455.

(Assessoria de Comunicação da Facepe)

Data: 03/07/2007