Haddad destaca importância das universidades federais para a educação básica

O ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou, durante reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que as universidades federais têm responsabilidade primordial na formação de professores da educação básica. “Infelizmente, os nossos professores não têm acesso a uma formação de qualidade”, afirma.

Para resolver essa questão, o ministro citou a importância do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e as novas atribuições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), que passa a cuidar também da formação dos professores da educação básica. Outro ponto é o reforço às licenciaturas presenciais. “Formamos poucos professores e a maior parte deles fica na própria universidade ou leciona nas escolas privadas.”

Ensino superior

Ainda na reunião da Andifes, o ministro reforçou a importância do programa de apoio a planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Segundo Haddad, o programa resgata um documento da Andifes, de 1997, que apresenta possibilidades de ampliação do número de vagas nas instituições federais de ensino superior. Do resgate desse documento nasceram propostas de ampliação do número de vagas e redução das taxas de evasão, ocupação de vagas ociosas e aumento de vagas de ingresso, especialmente no período noturno.

Com o Reuni, a meta do MEC é dobrar, em dez anos, o número de estudantes de graduação a partir do aumento da relação professor/aluno e da contratação de mais docentes. Serão 680 mil alunos a mais nos cursos de graduação.

(MEC)

Data: 03/07/2007