UFCG realiza congresso internacional na próxima semana

Evento reunirá pesquisadores da área de membranas poliméricas

Começa no próximo domingo, 8, prosseguindo até a quarta-feira, 11, o VI Congresso Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia de Membranas (CITEM 2007), evento que vai reunir pesquisadores e profissionais de vários países num amplo debate sobre os avanços mais recentes na área. Serão apresentados mais de 132 trabalhos científicos e, segundo o presidente do Comitê Organizador do evento, professor Kleper França, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química da UFCG, também está prevista a exposição de equipamentos e serviços e a retomada da Escola Latino-Americana de Membranas (ELAM), que visa à atualização de profissionais e à apresentação de aplicações industriais, incentivando-se também a inscrição de estudantes.

O CITEM 2007 será realizado no Centro de Convenções Raymundo Asfóra, no Garden Hotel, e está sendo organizado pelo Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES) da UFCG, em parceria com a Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia (COPPE) da UFRJ. A última edição do congresso aconteceu na cidade de Valência, na Espanha, em 2005.

Membranas poliméricas

As membranas poliméricas são películas de material plástico em forma de chapas planas ou micro-tubos (fibras ocas), capazes de solucionar problemas técnicos e baratear muitos processos essenciais para a indústria. As membranas também têm aplicações nas áreas de saúde e meio ambiente, como na hemodiálise e na dessalinização da água do mar, apresentando grande vantagem em relação aos processos tradicionais, como a destilação, evaporação e criogenia, pois consome bem menos energia.

“A tecnologia das membranas é pouco usada no país, em parte por conservadorismo, mas também por ignorância”, diz o professor Claudio Habert, do Programa de Engenharia Química da COPPE. “Os empresários imaginam logo que deve ser caro e preferem usar técnicas que já conhecem. Basta tomar o exemplo do processo de dessalinização para ver como as membranas podem ser uma técnica barata. Enquanto a destilação consome 43,3 KWh por metro cúbico de água, e a eletrodiálise consome 16,5 KWh, a osmose inversa por membrana consome apenas 8,0 Kwh”.

LABDES

O Laboratório de Referência em Dessalinização é um órgão vinculado à Unidade Acadêmica de Engenharia Química, do Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG, onde foi implantado através da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O laboratório tem coordenado tecnicamente o Programa Nacional de Dessalinização da SRH/MMA, sendo responsável pelo projeto e implantação de sistemas de dessalinização via osmose inversa, para atender a pequenas e médias comunidades de vários estados do Nordeste.

Outras informações podem ser obtidas na página do evento: www.citem2007.com.br.

Data: 03/07/2007