UFF cria bônus de 10% para nota final de aluno que cursou escola pública

Universidade também reservará 20% das vagas para os professores

O Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense (CEP/UFF) aprovou ontem a criação de um bônus de 10% na nota final do vestibular para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas das redes municipal e estadual do país. A medida, segundo a UFF, não é um sistema de cotas, mas um programa de inclusão social, que leva em consideração o desempenho do estudante.

Ontem, o CEP também autorizou a reserva de 20% das vagas dos cursos de pedagogia e de licenciatura em química, física e matemática, para professores de escolas públicas municipais e estaduais.

O bônus já vale para o próximo vestibular, cujo prazo de inscrição será de 7 de agosto a 10 de setembro. A UFF é a primeira universidade federal do Estado do Rio a oferecer um sistema de bônus no vestibular.

As universidades de São Paulo (USP) e de Campinas (Unicamp) já dão pontos extras para candidatos de escolas públicas e, no caso da Unicamp, também para quem se declara negro, pardo ou indígena. Para ter direito ao bônus da UFF, os estudantes terão que passar pela primeira fase do vestibular.

Nesta etapa, eles fazem prova com 75 questões objetivas, abrangendo todas as disciplinas do ensino médio. É aprovado quem acerta, pelo menos, metade da prova (excluindo as questões de língua estrangeira) e se classifica num limite de até oito vezes a quantidade de vagas oferecidas no curso. O bônus de 10% será computado na nota final do candidato que chegar à segunda fase.

No concurso passado, dos 13 mil inscritos das redes estadual e municipal, apenas 4,9% entraram para a UFF. Se houvesse o bônus, teríamos, pelo menos, 15% de alunos da rede pública. E a previsão é de que este percentual aumente, pois a medida vai atrair mais estudantes, que se auto-excluíam — disse Néliton Ventura, coordenador-geral do vestibular da UFF.

Fonte: O Globo, 28/6

Data: 28/06/2007