Inscrições abertas para intercâmbio em Portugal

Professores, pesquisadores, e estudantes de doutorado brasileiros interessados em participar de programa de intercâmbio com Portugal têm prazo até 20 de julho para se inscreverem no Programa Capes-Grices

O programa é uma parceria da Capes/MEC com o Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior de Portugal (Grices).

O Capes-Grices apóia projetos conjuntos de pesquisa de programas de pós-graduação de instituições de ensino superior brasileiras e portuguesas, que visem à formação de recursos humanos de alto nível em todas as áreas do conhecimento.

As propostas apresentadas devem estimular o intercâmbio de estudantes de doutorado e a qualificação de docentes e pesquisadores. Cada projeto tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado por mais um ano. Nos últimos dois anos foram aprovados 46 projetos conjuntos com 50 bolsistas ativos.

Segundo Maria Luiza Pereira de Carvalho, responsável pelo programa na Capes, é importante que os candidatos observem as regras. “Os coordenadores e membros da equipe integrante de projetos de pesquisa já em andamento não podem participar dessa seleção. Precisam respeitar o intervalo de dois anos para concorrer com novo projeto”.

Os selecionados terão direito a passagens aéreas, seguro saúde, e bolsas nas modalidades doutorado-sanduíche e pós-doutorado. A liberação de recursos e o início das atividades estão previstos para janeiro de 2008.

Para inscrições e mais informações acesse http://www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/portugal/grices.html

Data: 27/06/2007