Pesquisas vão movimentar universidades do Brasil, Índia e África do Sul

Representantes dos governos dos três países se reunirão na África do Sul para firmar acordo de cooperação e detalhar projetos conjuntos de pesquisa

Representantes do Ministério da Educação, de universidades federais e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) participam nos dias 29 e 30 de junho, em Durban, África do Sul, de seminário acadêmico, que reúne pesquisadores do Brasil, Índia e África do Sul (Ibas).

O objetivo do seminário acadêmico é preparar um fórum para o segundo semestre, que ocorrerá durante a cúpula de chefes de Estado e de governo do Ibas, na África do Sul.

Representantes da educação dos três países e os pesquisadores vão discutir temas como o desenvolvimento sustentável, transformação social, agricultura e pecuária, áreas prioritárias do futuro programa de cooperação.

Ainda em Durban, os representantes da educação dos três governos reúnem-se no dia 1º de julho para detalhar um acordo de cooperação denominado Programa Executivo de Educação Superior.

O primeiro passo será a realização de um levantamento para ver o que existe em cada país e, a seguir, detalhar projetos conjuntos de pesquisa entre universidades no âmbito do Ibas.

De acordo com Alexandre Silveira, da Assessoria Internacional do MEC, na preparação do fórum acadêmico e no detalhamento do acordo, começa a se concretizar a cooperação na esfera do Ibas.

No passo seguinte, explica Silveira, governos e pesquisadores vão sugerir áreas de interesse comum para execução de projetos, programas e ações de médio e longo prazos.

Desde 2003, quando o Ibas foi constituído, a cooperação entre Índia, Brasil e África do Sul avançou em diversos campos, principalmente na área de ciência e tecnologia.

Na educação, diz Alexandre Silveira, a expectativa é concretizar programas conjuntos a partir do encontro de chefes de Estado e de governo que ocorre no segundo semestre.

Os integrantes do Ibas têm em comum capacidade de exercer influência econômica, política e cultural sobre os países de suas regiões; na educação têm taxas de alfabetização próximas - Brasil, 97%, África do Sul, 89% e Índia, 87% - e renda per capita em ascensão.

Dados
do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no item países, relativos a 2005, indicam que a renda per capita da África do Sul era de US$ 5 mil, do Brasil, US$ 4.285, da Índia, US$ 726.

Data: 27/06/2007