Alunos novatos da UFCG são recebidos com programação especial

Qualidade do ensino superior público e valorização das conquistas foram temas das palestras

Reflexões sobre expectativas - da sensação de certeza e do aprendizado na relação doação/recepção, construída pelo ensino médio; ao espanto da certeza se transformando em dúvidas - e sobre o caráter público da universidade – o respeito, o comprometimento e o zelo necessários - fizeram parte do pronunciamento do vice-reitor Edílson Amorim, na abertura da recepção aos alunos novatos dos centros de Ciência e Tecnologia (CCT), Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) e Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN) da UFCG. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 27, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus Campina Grande.

O presidente do DCE/UFCG, Aroldo Félix, ao parabenizar e dar boas vindas aos ingressantes, falou sobre as atuais reivindicações do diretório dos estudantes para com a administração central e fez o convite para que participem do movimento estudantil. Participação e não-omissão na busca de soluções para os problemas do ensino superior público, como também os privilégios de se entrar numa universidade pública de qualidade foram temas do discurso de recepção aos feras proferido pelo diretor do CTRN, João Batista Queiroz. “Vocês são a razão especial da nossa universidade, e devem valorizar o lugar conquistado”, disse.

Na mesma temática, da conquista do espaço na universidade pública, também caminharam as palavras do diretor do CEEI, Camilo Lélis Gondim. Realizando a apresentação audiovisual “Esperança, determinação ou acaso?” ele indagou se os alunos já tinham parado para pensar no tamanho desta conquista, de quantos ficaram fora e do quanto era importante valorizar tal feito.

Também falaram aos estudantes a coordenadora de Programa e Estágios, Betânia de Oliveira, apresentando as atribuições da Pró-Reitoria de Ensino; o coordenador de Graduação em Engenharia Elétrica, Mário Araújo Filho, sobre "O dia a dia do Estudante"; e o coordenador de Pesquisa e Extensão da nia de Oliveira, representando o prdora de Programa e est ind buscar melhores qualidades de enUnidade Acadêmica de Engenharia de Produção, Lívio José, que fez reflexões sobre "Mudança de Hábito".

Data: 27/06/2007