topo_cabecalho
Presidente da Fapesq diz que dará prioridade à reestruturação da fundação

A nova diretora presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Maria José Lima da Silva, conta que entre suas prioridades de ação está a modificação na estrutura da fundação. A fundação é uma instituição associada à Abipti.

"Essa nova reestruturação deverá ser apreciada pela Assembléia Legislativa, brevemente", diz Silva. Ela lembra que a mudança foi passada como uma sugestão a Telmo de Araújo, antigo diretor da fundação, que faleceu em maio.

Segundo Silva
, assim que a proposta for aprovada pelos deputados estaduais, haverá uma adequação do regimento interno da Fapesq.

"Além disso, há necessidade de desenvolvermos um modelo de gestão mais eficiente, organizar e atualizar as informações de CT&I do nosso Estado e firmar novos convênios com entidades governamentais e não governamentais."

Uma outra proposta de Silva é criar, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Estratégico do Governo Estadual 2008-2020, ações que levem em conta a base científica e tecnológica da Paraíba, a indução e o fomento às pesquisas científicas e às inovações tecnológicas.

"Vamos traçar também um plano de ações e metas que possa provocar mudanças expressivas nos graves problemas que impedem o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado da Paraíba", ressalta.

Na opinião de Silva, o Estado ainda precisa vencer o desafio de reativar o Conselho Estadual e o Fundo Estadual de C&T. Ela conta que o governo da Paraíba, em sua primeira gestão, reestruturou o Sistema Estadual de C&T, com a criação da Secretaria de C&T e Meio Ambiente (Sectma), instituição também associada à Abipti, e que, desde 2005, a secretaria passou a ter um papel mais ativo na área de C&T.

"Neste momento, torna-se fundamental a reativação do conselho, cujo decreto foi modificado e encaminhado pela Sectma e a efetiva implantação do fundo."

A nova diretora ainda salienta que o governo Cássio Cunha Lima é o único que tem assinado as contrapartidas dos convênios com o governo federal e repassado.

"Se não ainda integralmente, parte desses recursos", diz. O orçamento previsto para as ações da Fapesq, em 2007, é de R$ 6,48 milhões, sem contar os recursos federais.

Silva lembra que, ainda este ano, com diretor Telmo, foi feito o levantamento dos recursos estaduais a serem repassados à Fapesq para viabilizar os convênios com o governo federal. Mesmo não informando o valor dos repasses a serem feitos pelo Estado, Silva diz que os recursos já foram assegurados e que devem ser liberados, nos próximos meses para a fundação. 


Data: 26/06/2007