Programa conjunto da UFCG e ANP vai debater desafios no setor petrolífero

Ciclo de palestras faz parte das atividades do PRH-25

Estreitar o relacionamento entre os professores/pesquisadores, bolsistas e profissionais de empresas que atuam na indústria do petróleo, através da troca de conhecimento, é o principal objetivo do II Ciclo de Palestras do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo (PRH-25), núcleo UFCG, que será realizado nos próximos dias 5 e 6 de julho, no Hotel Village, em Campina Grande. Na pauta de discussões estão os desafios na formação profissional e as novas tecnologias da área.

A programação será aberta às 8h40min, com a palestra “Um desafio na formação de profissionais para o setor de petróleo e gás”, proferida pelo coordenador do PRH-25, Francisco Antônio Morais.

A comissão organizadora informa que o credenciamento acontecerá a partir das 8h, antes da abertura do evento.

Outras informações podem ser obtidas no site http://www.cct.ufcg.edu.br/prh-25, pelo e-mail prh-25@cct.ufcg.edu.br ou ainda pelo fone (83) 3310.1106.

PRH-25

O Programa PRH-25/ANP teve sua origem a partir da carência de profissionais qualificados no setor de Petróleo e Gás no mercado de trabalho, por ocasião da Lei Nº 9478, de 6 de agosto de 1997, denominada “Lei do Petróleo”, que estabeleceu a quebra do monopólio por parte da Petrobras.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP), ciente dessa carência, tomou a iniciativa de estimular a complementação curricular de cursos universitários por meio de disciplinas extracurriculares relacionadas com o setor de Petróleo e Gás, concedendo bolsas de estudos para os alunos, nos níveis de graduação, mestrado e doutorado.

Além das disciplinas extracurriculares, são realizadas visitas técnicas a instalações de campo; profissionais experientes são convidados a ministrarem mini-curso e os bolsistas são incentivados a participarem dos importantes congressos de P&D no setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

Quinta-feira, 5

8h - Credenciamento

8h30 - Abertura

8h40 - Palestra: Um desafio na formação de profissionais para o setor de petróleo e gás, com o professor Francisco Antônio Morais de Souza, coordenador do PRH-25.

9h10 - Palestra: Petrobras: 50 anos de inovação e liderança tecnológica, com o engenheiro Henrique Augusto Cruz Santos, do Centro de pesquisa da Petrobras.

10h - Coffee Break

10h30 - Defesa da monografia: Estudo das condições do banho para eletrodeposição da liga Ni-W-B, de Fernando Lucas de Melo, aluno bolsista do PRH-25.

11h30 - Almoço e reuniões

14h00 - Palestra: Novas tecnologias na engenharia de poço, com o engenheiro Paulo Roberto C. da Silva, do Centro de pesquisa da Petrobras.

14h50 - Defesa da monografia: Previsão e filtragem de dados da produção de petróleo em estações coletoras, de Bruno Coitinho Araújo, aluno bolsista do PRH-25.

15h50 - Coffee-break

16h10 - Defesa da monografia: Otimização do desempenho de membranas poliméricas tubulares à base de PEUAPM, de Tatianny Soares Alves, aluna bolsista do PRH-25.

17h10 - Palestra: Perbras: Pessoas, propósito, tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento, com Rita de Cássia Nascimento, da Perbras - Empresa Brasileira de Perfurações Ltda.

Sexta-feira, 6

8h - Palestra: Processos de gestão tecnológica da Petrobras e desenvolvimento da cadeia logística, com o engenheiro Fábio Arbex Araújo, do Centro de Pesquisas da Petrobras.

8h50 - Defesa da monografia: Obtenção de argilas organofílicas para uso em fluidos de perfuração à base de óleo, de Alice Branquinho Martins, aluna bolsista do PRH-25.

9h50 - Coffee Break

10h10 - Defesa da monografia: Projeto, confecção e testes de arruelas com memória de forma para aplicação em juntas flangeadas de tubulações de transporte de petróleo e gás, de Marcos Mesquita da Silva, aluno bolsista do PRH-25.

11h10 - Palestra: Reflexos do PRH-25 na formação pessoal e profissional, com o engenheiro Niédson José da Silva

12h - Almoço e Reuniões

14h - Palestra: Pesquisa, tecnologia e desenvolvimento: Inovação na Oxiteno, com o Dr. Érico Teixeira Neto, da Oxiteno S/A.

14h50 - Palestra: Braskem: Petroquímica brasileira de classe mundial, com o engenheiro Daniel Rebelo de Lima, da Braskem, AL.

15h40 - Palestra: Biodiesel: Uma estratégia para o desenvolvimento da agricultura do RN, com o geólogo Ulisses da Costa Soares, da Petrobras.

16h30 - Encerramento

16h45 - Confraternização.