UFCG participa de Mostra Internacional de vídeo em Belo Horizonte

A rica identidade cultural da tribo Atikum, localizada no município de Carnaubeira da Penha, sertão de Pernambuco, está documentada no vídeo Meu Atikum, com 9 minutos de duração, produzido em 2005 pelos estudantes Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque (Direção/ Produção/ Roteiro), do curso de Ciências Sociais, e Glauco Machado (Roteiro/ Edição/ Pós-Produção), do curso de Arte e Mídia, ambos do Centro de Humanidades - CH, da UFCG, campus de Campina Grande. O trabalho foi selecionado para a Mostra Competitiva do Forumdoc.bh.2005 - 9º Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, a ser realizada de 18 a 27 do mês em curso, em Belo Horizonte - MG. A Mostra Competitiva Nacional e Internacional se propõe a mapear e premiar trabalhos audiovisuais em variados formatos e durações, realizados nos dois últimos anos.

O Forumdoc.bh acontece anualmente em Belo Horizonte, apresentando um panorama diversificado da produção audiovisual de vários países, com exibição de filmes e vídeos contemporâneos e clássicos. É realizado pela Associação Filmes de Quintal e Departamento de Sociologia e Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, e é considerado um espaço para a discussão de trabalhos que através do audiovisual constroem um diálogo com a vida social e a diversidade cultural.

O Forumdoc.bh.2005 será realizado no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes), auditório Sônia Viegas (campus da UFMG) e em locais como centros de cultura, ruas e praças de Belo Horizonte, ampliando e diversificando seu público. Todas as atividades são gratuitas.

Foram aceitos documentários de longa, média e curta-metragem, em cinema ou vídeo. Nas edições anteriores foram inscritos documentários provenientes das mais diferentes regiões do Brasil e do mundo.

Mais informações no site www.filmesdequintal.com.br. Contatos com os autores estudantes pelos e-mail: glaucomachado@yahoo.com.br e marcosdada@yahoo.com.br.

Data: 08/11/2005