Secretário defende a inclusão de estudante carente na educação superior

Inclusão de estudantes carentes na educação superior, expansão universitária e importância dos sistemas de avaliação do Ministério da Educação foram temas abordados pelo secretário de educação superior, Ronaldo Mota (foto), na abertura da 4ª Conferência Ibero-Americana de Educação Superior, realizada em São Jose dos Campos, São Paulo. Mota considera a inclusão uma necessidade do País. Para reforçar seu ponto de vista, ele citou os resultados do Programa Universidade para Todos (ProUni) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com a superioridade das notas dos candidatos beneficiados pelas bolsas.

“Em 14 dos 15 cursos avaliados pelo Enade, os bolsistas do ProUni obtiveram nota superior à dos demais estudantes”, disse Mota. O secretário destacou ainda a importância da expansão universitária, com a ressalva da necessidade de que seja feita com qualidade. Segundo ele, é fundamental para o desenvolvimento do Brasil levar educação superior de qualidade para o interior. “Podemos tomar como exemplo o Piauí, que tem se destacado na educação superior em decorrência de políticas públicas implantadas, como no caso da Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa ao qual o estado nordestino aderiu para melhorar a qualidade do ensino”, destacou.

Mota falou ainda da importância dos sistemas de avaliação. “Hoje, eles fazem parte de um processo que visa à melhoria da educação superior. A lei do Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), por exemplo, é uma oportunidade de sucesso nas avaliações, pois mede a qualidade de ensino e regulamenta a educação superior no País”, disse. Mota destacou ainda que estes trabalhos não devem ser vistos apenas como políticas de governo. “Eles devem transcender a isso e ser vistos como políticas de estado”.

(Assessoria de Imprensa da SESu)

Data: 22/06/2007